segunda-feira , 13 outubro 2025
💵 DÓLAR: Carregando... | 💶 EURO: Carregando... | 💷 LIBRA: Carregando...

Chefe da UE reafirma que “Irã jamais pode adquirir uma arma nuclear”

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, disse neste domingo (15) que Israel “tem o direito de se defender” contra o Irã, principal fonte de instabilidade regional que “jamais poderá adquirir uma arma nuclear”.

Von der Leyen relatou pela plataforma X que conversou com o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu para se inteirar dos acontecimentos no Oriente Médio, “com profunda preocupação”. “Eu reiterei nosso comprometimento com a paz, estabilidade e esforços diplomáticos que levem a um descalonamento do conflito”.

“Nesse contexto”, afirmou Van der Leyen, “Eu sublinhei que Israel tem o direito de se defender. O Irã é a principal fonte de instabilidade regional. A Europa sempre foi clara: O Irã jamais de adquirir uma arma nuclear. Há necessidade urgente de uma solução negociada”.

A política alemã lembrou que a União Europeia tem repetidamente alertado sobre os programas balísticos e nucleares do Irã – os mesmos mísseis que causam destruição não somente em Israel, como também na Ucrânia. Relatou ter discutido com Netanyahu também a situação em Gaza, que, segundo ela, “é inaceitável”. “Reiteramos nosso apelo urgente para permitir que toda a ajuda humanitária chegue aos civis em necessidade, imediatamente”.

fonte

Verifique também

Mesmo com queda no ranking, Brasil assume presidência de ação global por mais transparência

Apesar da queda em transparência registrada no início deste ano apontada pelo Transparência Internacional, o …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *