quinta-feira , 2 outubro 2025
💵 DÓLAR: Carregando... | 💶 EURO: Carregando... | 💷 LIBRA: Carregando...

Chanceler Mauro Vieira diz que Brasil vai “aplaudir” plano dos EUA por paz em Gaza

O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, afirmou nesta quarta-feira (1º) que o Brasil vai “aplaudir” o plano anunciado pela Casa Branca para encerrar a guerra na Faixa de Gaza. A declaração ocorreu durante audiência na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional da Câmara dos Deputados.

“O Brasil está acompanhando e somente ontem no final da tarde tomamos conhecimento do plano que foi lançado e, sem dúvida nenhuma, vamos aplaudi-lo publicamente”, disse o chanceler.

Segundo Vieira, a proposta do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, está alinhada ao que o governo brasileiro vem defendendo desde o início do conflito: cessar-fogo imediato, libertação de reféns, reconstrução de Gaza, respeito aos direitos humanos e ampliação da ajuda humanitária.

LISTA GRATUITA

10 small caps para investir

A lista de ações de setores promissores da Bolsa

O chanceler aproveitou para lembrar que, em 2023, quando o Brasil presidia o Conselho de Segurança da ONU, apresentou uma minuta de resolução com pontos semelhantes ao plano americano. O texto brasileiro previa corredores humanitários e garantia de suprimentos básicos à população de Gaza, além de condenar o terrorismo de forma explícita.

Apesar da ampla maioria favorável, a resolução foi vetada pelos Estados Unidos — um dos cinco membros permanentes com poder de veto. “Apresentamos resoluções nesse sentido que foram na ocasião vetadas por um país membro”, recordou Vieira.

O que prevê o plano de Trump

O plano revelado pela Casa Branca na última segunda-feira (29) propõe:

Continua depois da publicidade

• Criação de um governo internacional temporário, o “Conselho da Paz”, que seria chefiado por Trump e incluiria outros líderes globais.
• Cessar-fogo permanente entre Israel e Hamas.
• Libertação de reféns que ainda estão sob poder do Hamas, vivos ou mortos.
• Em contrapartida, Israel libertaria presos palestinos e devolveria restos mortais de civis de Gaza.

Vieira ressaltou que a convergência entre os pontos defendidos pelo Brasil e o novo plano americano pode criar condições para um avanço real. “Fazemos votos de que ela surta efeitos de todas as partes”, concluiu.

fonte

Verifique também

Oposição critica isenção do IR até R$ 5 mil e alerta para fuga de capitais

O plenário da Câmara dos Deputados aprovou por unanimidade, na noite desta quarta-feira (1º), o …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *