quarta-feira , 27 agosto 2025
💵 DÓLAR: Carregando... | 💶 EURO: Carregando... | 💷 LIBRA: Carregando...

CCJ abre prazo para Zambelli em processo que pode resultar na cassação de seu mandato

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados abriu, nesta segunda-feira (23), o prazo para que Carla Zambelli (PL-SP) apresente sua defesa no processo que pode resultar na cassação definitiva de seu mandato.

A deputada licenciada, condenada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a 10 anos de prisão por crimes relacionados à invasão de sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), está foragida na Itália desde o final de maio.

A partir desta terça-feira (24), Zambelli terá até cinco sessões deliberativas do plenário para protocolar sua defesa e indicar provas que considerar relevantes. A contagem foi autorizada após a parlamentar confirmar ao colegiado, na semana passada, o recebimento da representação que tramita na Câmara.

Tramitação política

O processo na CCJ representa a principal frente institucional no Legislativo para definir o futuro do mandato de Zambelli. Após a apresentação da defesa, a comissão deverá nomear um relator para emitir parecer sobre a cassação, que, se aprovado, será submetido ao plenário da Câmara.

Embora a deputada esteja formalmente licenciada do cargo, a perda do mandato só será consolidada com a aprovação da maioria absoluta da Casa, ou seja, 257 votos.

Paralelamente ao avanço da tramitação política, cresce a expectativa por uma possível prisão da parlamentar. O Ministério da Justiça informou que a localização de Zambelli em território italiano já foi identificada com precisão, após sua passagem pela Argentina e pelos Estados Unidos.

Continua depois da publicidade

Seu nome foi incluído na lista vermelha da Interpol, um mecanismo que facilita a cooperação internacional para a prisão e extradição de indivíduos procurados.

No entanto, a detenção ainda depende de negociações com as autoridades italianas, já que Zambelli possui cidadania italiana. Não está descartada a possibilidade de que ela se apresente espontaneamente às autoridades locais.

fonte

Verifique também

Haddad repete que não tem intenção, no momento, de ser candidato em 2026

“Não tenho intenção neste momento de ser candidato em 2026. Já expressei isso no partido. …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *