sexta-feira , 16 janeiro 2026
💵 DÓLAR: Carregando... | 💶 EURO: Carregando... | 💷 LIBRA: Carregando...

CBF publica regulamento e guia para implementação de Fair Play Financeiro no futebol brasileiro

Novidade do Fair Play Financeiro começa a valer a partir de 2026


A Confederação de Futebol Brasileiro (CBF) publicou, nesta quinta-feira (11), a versão completa do Regulamento do Sistema de Sustentabilidade Financeira (SSF). O guia serve para explicar as novas regras do Fair Play Financeiro no Brasil.

Para o torcedor que quiser ler os documentos, basta clicar nos tópicos abaixo:

O objetivo da CBF é facilitar o acesso de dirigentes, conselheiros, funcionários, torcedores e demais interessados no entendimento do Regulamento do SSF. Assim sendo, o sistema representa uma nova etapa do futebol no Brasil, com o objetivo de buscar a estabilidade financeira dos clubes.

Veja o que disse a CBF:

O guia apresenta cada seção do Regulamento em um formato simples, respondendo a duas perguntas fundamentais: “Por que esta regra existe?” e “Como ela funciona na prática?”. O objetivo é ir além do “o quê” para focar no “porquê”, mostrando a lógica por trás de cada mecanismo de controle e como ele se alinha às melhores práticas de governança adotadas nas principais competições do mundo.

A CBF entende que a implementação de um novo sistema de controle financeiro é um processo complexo. Por isso, este guia busca ser um parceiro dos clubes nesta jornada de adaptação, oferecendo clareza sobre suas obrigações e sobre os mecanismos de transição que foram criados para garantir uma efetivação justa e gradual.

Com o compromisso de promover avanços, com ética, transparência e respeito aos torcedores brasileiros, a CBF acredita que, com regras claras e um propósito coletivo, estará aberto o caminho para a construção de um ecossistema de futebol mais forte, íntegro e, acima de tudo, sustentável para as futuras gerações”, disse a entidade.

O que é o Fair Play Financeiro?

Fair Play Financeiro é um conjunto de regras que controlam as finanças dos clubes de futebol. O objetivo é que os times não gastem mais do que arrecadam, evitando problemas financeiros e dívidas.

Desse modo, o Flamengo é favorável ao modelo, já que possui responsabilidade nos investimentos há alguns anos. Por outro lado, clubes como Corinthians, Atlético-MG e Botafogo teriam problemas com o Fair Play Financeiro.

Como é a versão apresentada pela CBF?

O Fair Play Financeiro não começará de repente. Isso porque, a implementação será gradual, a partir de janeiro de 2026. Até 2029, os times terão que limitar o quanto gastam com salários e contratações a, no máximo, 70% de tudo o que arrecadam.

E quanto às dívidas?

Os clubes não poderão ter dívidas de curto prazo que sejam maiores do que 45% do total que ganham. Essa regra, porém, só começará a valer por completo a partir de 2029. Contudo, o controle e a fiscalização são contínuos, com maior rigidez a partir de abril de 2026.

E se o clube não respeitar as regras?

Na primeira vez que quebrar uma regra, o clube deve apenas apresentar um plano de como pretende solucionar o problema. Na segunda vez, porém, as punições de verdade se iniciam e ficam mais severas a depender da infração. Confira os tópicos:

  • Advertência pública: o clube é alertado em comunicado oficial.
  • Multa pecuniária: o clube tem que pagar uma multa em dinheiro.
  • Retenção de receitas: o clube tem parte do próprio dinheiro retido.
  • Transfer ban: o clube fica proibido de contratar ou registrar novos jogadores.
  • Dedução de pontos: o clube perde pontos na tabela do campeonato.
  • Rebaixamento: o clube é forçado a cair para uma divisão inferior.
  • Não concessão ou cassação de licença de clube: o clube é impedido de participar de competições profissionais.


fonte

Verifique também

West Ham negocia contratação de meia do Manchester City como substituto de Lucas Paquetá

Mateo Kovacic está no Manchester City (ING), mas não tem sido aproveitado por Pep Guardiola …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *