sexta-feira , 10 outubro 2025
💵 DÓLAR: Carregando... | 💶 EURO: Carregando... | 💷 LIBRA: Carregando...

Casa Branca afirma que migrantes enviados a Guantánamo integravam Tren de Aragua

A Casa Branca afirmou nesta quarta-feira (5) que o grupo de migrantes que foi enviado na terça-feira para a base naval de Guantánamo, em Cuba, é composto por membros da gangue transnacional de origem venezuelana Tren de Aragua.

A informação foi divulgada por Karoline Leavitt, porta-voz do governo de Donald Trump, em entrevista coletiva na Casa Branca, na qual assegurou que as autoridades de imigração estão dando “prioridade” às detenções de “criminosos violentos”.

O grupo de dez migrantes, que partiu na terça-feira em um avião militar da cidade fronteiriça de El Paso, já está em um centro de detenção em Guantánamo, informou o Pentágono em um comunicado na manhã de quarta-feira.

A detenção na ilha será temporária, segundo o comunicado, até que os migrantes possam ser “transportados para seu país de origem ou outro destino apropriado”.

O governo Trump lançou uma campanha contra os mais de 11 milhões de imigrantes ilegais no país, prometendo realizar a maior campanha de deportação da história dos EUA.

Em suas primeiras semanas no cargo, as autoridades detiveram mais de 8 mil pessoas em todo o país, disse Leavitt na coletiva de imprensa. Dessas, mais de 400 já foram liberadas devido à falta de espaço de detenção ou a “condições médicas graves”, acrescentou ela.

O presidente ordenou a expansão da capacidade de detenção na base naval da Baía de Guantánamo para abrigar mais de 30 mil pessoas, e o Pentágono já enviou mais de 150 militares para a tarefa.

Os militares enviados incluem fuzileiros navais e outros militares do Comando Sul dos EUA, que é encarregado da América Latina.

Na última quarta-feira, ao assinar o memorando para expandir a capacidade do centro de migrantes na baía de Guantánamo, Trump disse que a medida visa “deter os piores imigrantes ilegais criminosos que representam uma ameaça ao povo americano”.

fonte

Verifique também

CGU diz que sindicato omitiu participação de irmão de Lula em direção para fazer parceria com INSS

O Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos (Sindnapi) omitiu do INSS a presença do …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *