O decano do Colégio Cardinalício, o cardeal Giovanni Battista Re, que não está participando do conclave por não cumprir o requisito de idade – somente cardeais com até 80 anos podem votar – afirmou ao jornal italiano La Stampa que aguarda o anúncio do novo papa ainda nesta quinta-feira (8).
“Espero que esta noite, quando retornar a Roma, eu já encontre a fumaça branca. Estou particularmente feliz por estar aqui no início do conclave, para que o Espírito Santo sopre forte e seja eleito o papa de que a Igreja de hoje e o mundo de hoje precisam”, disse à imprensa italiana, mais cedo.
O decano, de 91 anos, presidiu a missa Pro eligendo pontífice, celebrada diante dos 133 cardeais eleitores na Basílica de São Pedro, nesta quarta-feira, antes do início do conclave para eleger o sucessor de Francisco.
Re destacou que a expectativa é que o próximo papa eleito consiga guiar a Igreja e a humanidade neste momento “difícil e complexo da história”.
“Estamos aqui para invocar a ajuda do Espírito Santo, para implorar sua luz e sua força, para que seja eleito o papa que a Igreja e a humanidade precisam neste momento difícil e complexo da história”, disse Re.
O cardeal decano lembrou aos cardeais eleitores da responsabilidade do conclave, chamado por ele de “um ato da mais alta responsabilidade humana e eclesial”.
Na homilia, em que o decano do Colégio Cardinalício tradicionalmente traça o perfil do próximo pontífice, Re destacou que Jesus deu o exemplo “no início da última ceia com um gesto surpreendente: abaixou-se para servir os outros, lavando os pés dos apóstolos, sem discriminação, sem excluir Judas, que o iria trair”.
Para ele, uma das tarefas mais complexas do sucessor de Francisco será “aumentar a comunhão de todos os cristãos” e “dos bispos com o papa”.
Fumaça preta sai da chaminé da Capela Sistina
Os 133 cardeais ainda não alcançaram um consenso para eleger um novo papa após as duas votações realizadas na manhã desta quinta-feira na Capela Sistina, o que obriga o conclave a se reunir novamente ainda esta tarde para definir o sucessor de Francisco.
Desta vez, ao contrário do atraso da primeira fumaça emitida após a votação de quarta-feira, a fumaça preta saiu da chaminé da Capela Sistina às 11h50 (hora local, 6h50 de Brasília), antes do horário previsto, às 12h (7h).
A nuvem preta de fumaça surpreendeu as mais de 10 mil pessoas que já estavam concentradas na Praça de São Pedro aguardando a votação.
Outra fumaça é esperada para esta tarde por volta das 19h (14h de Brasília), mas, se os cardeais chegarem a um nome já no primeiro escrutínio, a fumaça branca poderá sair a qualquer momento.