quarta-feira , 27 agosto 2025
💵 DÓLAR: Carregando... | 💶 EURO: Carregando... | 💷 LIBRA: Carregando...

Brasil e União Europeia assinarão acordo para combater o crime organizado e terrorismo

O comissário europeu para Assuntos Internos e Migração, Magnus Brunner, e o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, assinarão nesta quarta-feira (5) um acordo para o compartilhamento de dados de inteligência entre a Europol e a Polícia Federal (PF), com o objetivo de fortalecer o combate ao crime organizado e o terrorismo.

O Brasil será o primeiro país da América Latina e o segundo no mundo, depois da Nova Zelândia, a firmar o acordo com o bloco europeu no combate ao crime organizado. “Este pacto nos permitirá aprimorar a troca de informações com um parceiro-chave, o Brasil, e reforçar o apoio da Europol às investigações criminais transfronteiriças nos Estados-membros”, afirmou Brunner, que se reunirá com Lewandowski nesta quinta.

O acordo precisa ser aprovado pelo Parlamento Europeu e tem como base um pacto de cooperação estratégica firmado em 2017, que já possibilita o intercâmbio de dados não pessoais. Brunner destacou que a cooperação internacional é “fundamental” para fortalecer a segurança interna da UE e de seus parceiros.

A União Europeia afirmou que o acordo garantirá um alto nível de proteção dos direitos fundamentais, incluindo salvaguardas rigorosas para proteção de dados. O bloco, sob a liderança de Ursula von der Leyen, tem a segurança interna como prioridade, acrescentou o comunicado oficial.

Segundo a UE, o pacto faz parte da estratégia de segurança do bloco. “Como parte central desses esforços, a Comissão Europeia está desenvolvendo uma nova estratégia de segurança interna, a ser apresentada neste primeiro semestre, com foco em uma cooperação ainda mais estreita com parceiros internacionais.”

fonte

Verifique também

Dinamarca cobra explicações dos EUA após denúncia de interferência política na Groenlândia

A Groenlândia voltou a ser motivo de atrito entre Dinamarca e Estados Unidos nesta quarta-feira …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *