quarta-feira , 3 setembro 2025
💵 DÓLAR: Carregando... | 💶 EURO: Carregando... | 💷 LIBRA: Carregando...

Bate-boca e troca de acusações marcam audiência de Carlos Lupi na Câmara

Durante a audiência pública para ouvir o ministro da Previdência, Carlos Lupi, deputados da oposição e da base trocaram acusações e protagonizaram cenas de gritaria no Comissão de Previdência Social da Câmara.

O ministro chegou a dizer que se sentiu acuado em alguns momentos com a agressividade dos parlamentares. “Mas é parte da vida, já estou com lombo grosso, já estou acostumado com o enfrentamento”, afirmou.

O deputado Marcel van Hattem (Novo-RS) levou para o plenário da Comissão uma beneficiária que, segundo ele, foi lesada pelo esquema de desvios do INSS. O deputado cobrou a renúncia do ministro. Na mesma toada, o deputado Coronel Chrisóstomo (PL-RO) afirmou que o ministro deveria pedir para sair.

Já o deputado Evair de Melo (PP-RS) disse que alertou o Ministério sobre os descontos indevidos em março de 2023. Segundo ele, em abril de 2023 voltou a informar sobre os descontos, mas o ministro ignorou a informação.

Deputados da base governista saíram em defesa do ministro. O deputado Mário Heringer (PDT-MG) disse que o deputado Evair só se preocupou em fazer acusações depois de quatro anos de governo Bolsonaro. Heringer acusou a oposição de “transformar o país num circo, num palco para obtenção de lives” para internet.

Ele defendeu ainda que a investigação tem que retroagir ao período do ministro Paulo Guedes (que tinha sob seu guarda-chuva a Previdência Social no governo Bolsonaro). Segundo Heringer, 67% das fraudes foram cometidas por entidades habilitadas em 2022.

O líder do PT na Câmara, deputado Lindbergh Farias (RJ), defendeu o ministro Carlos Lupi, afirmando que o relatório da Polícia Federal não cita em nenhum momento o nome dele. E acusou a oposição de querer criar uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para atrapalhar as investigações. “Acredito mais numa investigação da PF do que numa CPI do deputado Chrisóstomo”, afirmou. O citado deputado está recolhendo assinaturas para a criação da “CPI do roubo dos aposentados”.

fonte

Verifique também

Centrão assina urgência de PL que permite ao Congresso demitir diretoria do BC

Líderes de partidos do Centrão da Câmara dos Deputados assinaram nesta terça-feira um requerimento de …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *