terça-feira , 30 setembro 2025
💵 DÓLAR: Carregando... | 💶 EURO: Carregando... | 💷 LIBRA: Carregando...

Bandidos usam nome da Defensoria para aplicar golpe

DO REPÓRTERMT

Bandidos estão usando o nome da Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso (DPEMT) para aplicar golpes nos cidadãos por meio do Whatsapp. De acordo com o órgão, os golpistas se passam por representantes da unidade para contatar as vítimas, dizendo a elas que o processo imputado na Defensoria teve causa ganha e que elas têm valores a receber, citando quantias de até R$ 20 mil.

Segundo informativo emitido pela Defensoria, o golpe foi relatado por duas pessoas atendidas pela instituição no município de Sapezal (a 510 km de Cuiabá). Após se passarem por representantes da entidade, os bandidos solicitam os dados bancários das vítimas e marcam supostas audiências virtuais para a liberação do dinheiro ganho na causa.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

Para fazer o contato com as vítimas, os criminosos usam a logomarca da Defensoria no WhatsApp. Além disso, para dar maior credibilidade ao golpe, eles enviam arquivos em PDF com a logomarca do Tribunal de Justiça, informando que o valor da causa seria liberado tão logo uma taxa fosse recolhida. Num dos casos, o golpista também se apresentou como integrante do Ministério Público e usou a foto de um suposto promotor.

Nenhuma das pessoas abordadas caiu no golpe, mas as tentativas foram comunicadas à Polícia Judiciária Civil (PJC). Os números de telefone utilizados pelos criminosos, além de capturas de tela das conversas, também foram encaminhados para que a polícia possa investigar de onde partiram as iniciativas.

Em nota, a Defensoria alertou que não solicita valores ou pagamentos por meio de telefones e que qualquer comunicação oficial feita pelo órgão é por meio dos canais institucionais ou presencialmente.

Confira:
A Defensoria Pública esclarece que não realiza solicitações de valores ou pagamentos das pessoas que atende. Qualquer comunicação oficial ocorre por meio dos canais institucionais ou presencialmente, diretamente com os servidores e defensores públicos responsáveis pelos atendimentos.

A Defensoria reforça o alerta para que os cidadãos fiquem atentos a esse tipo de golpe e que, em caso de dúvida, procurem diretamente o Núcleo da instituição em sua cidade ou entre em contato pelo número de telefone oficial: (65) 99963 4454.

O órgão reforça que não cobra nenhum tipo de pagamento, valores ou vantagens, para que o cidadão tenha acesso à prestação de seus serviços. A Defensoria Pública é um órgão autônomo do Estado de Mato Grosso e a remuneração de seus servidores e membros é feita por meio de repasses do duodécimo, valores que são originados de impostos.


fonte

Verifique também

Lunaar aguarda decisão judicial para definir futuro de animais resgatados de canil clandestino

RepórterMT Waldina Cayres e Carla Fahima são diretoras da ONG Lunaar. RepórterMT Waldina Cayres e …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *