DO ZERO HORA
Um avião Boeing 777-300 da Latam abortou a decolagem quando já havia iniciado a subida e precisou frear bruscamente, a 330km/h, no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, na noite de domingo (15). O voo LA8146, que ia para Lisboa, em Portugal, foi cancelado. Ninguém ficou ferido. As informações são do g1.
A Latam não informou a causa do ocorrido. O episódio ocorreu pouco depois de o aeroporto ser reaberto, após passar cerca de três horas fechado devido à presença de drones que impediram os voos de decolarem.
Nesta segunda-feira (16), o avião foi retirado da pista de rolagem do aeroporto, após passar mais de 14 horas no local.
O que aconteceu
Um vídeo divulgado pelo canal do YouTube Aviação Guarulhos registrou o momento em que o avião da Latam aborta a decolagem. Nas imagens, o avião aparece na pista, com decolagem autorizada por volta das 19h, até que o piloto informa que seria necessário “abortar a decolagem”.
Logo depois, o avião vai para a taxiway, que é a pista de rolagem onde a aeronave pode rolar (taxiar) de um para outro hangar. A aeronave, após ter seus pneus substituídos, permaneceu na área por mais de 14 horas até ser movida para outra área.
Depoimentos de passageiros
Nas redes sociais, diversos passageiros que estavam no voo relataram a experiência. Um casal contou que o pânico tomou conta da aeronave quando a decolagem foi interrompida.
“A gente sentiu o avião subir. Sabe quando o trem de pouso sobe e a gente sente aquela pressão? Nesse instante em que subiu, na hora, deu uma descida, caiu. Pra gente que estava ali dentro, era como se tivesse despencado um prédio inteiro de altura, mas, quando a gente vê os vídeos, não foi tanto”, afirmou a analista de planejamento financeiro, Bruna Pedrazzi, ao g1.
Uma mulher não identificada afirmou que a situação “foi um terror”: “Vocês não têm noção da voz do piloto anunciando na hora. Foi um terror”.
Conforme a passageira, a informação recebida foi a de que o motor da aeronave havia superaquecido, por isso o piloto teve que frear após já ter levantado o nariz do avião. Ainda segundo a mulher, os bombeiros foram acionados e resfriaram os pneus.
Os passageiros desceram na pista e foram levados de ônibus até o portão.
Posicionamento da GRU Airport
Ao g1, a GRU Airport informou que a decolagem do voo foi interrompida “em procedimento padrão de segurança”.
Além disso, também disse que “conforme protocolo, a equipe de combate a incêndio da concessionária foi acionada. A aeronave deslocou-se por meios próprios até uma área segura, onde os procedimentos tiveram continuidade. Não houve feridos”.
Ainda infirmou que o atendimento aos passageiros foi realizado pela Latam, e que a operação do aeroporto seguiu sem mais interrupções.
Posicionamento da Latam
A companhia aérea afirmou, em nota, que o “procedimento foi efetuado em total segurança”.
“A LATAM Airlines Brasil esclarece que a aeronave que realizava o voo LA8146 (Guarulhos-Lisboa) deste domingo (15 de fevereiro) interrompeu a sua decolagem. O procedimento foi efetuado em total segurança e é o protocolo previsto para esse tipo de situação.
A LATAM ofereceu assistência a todos os clientes, que foram desembarcados e reacomodados em hotéis e outros voos. A companhia reforça que a segurança é prioridade em todas as suas operações.
A LATAM ofereceu assistência a todos os clientes, que foram desembarcados e reacomodados em hotéis e outros voos. A companhia reforça que a segurança é prioridade em todas as suas operações.”
Veja vídeo:
MT City News MT City News é o seu portal de notícias do Mato Grosso, trazendo informações atualizadas sobre política, economia, agronegócio, cultura e tudo o que acontece no estado. Com uma abordagem dinâmica e imparcial, buscamos levar a você as notícias mais relevantes com credibilidade e agilidade.
