quinta-feira , 2 outubro 2025
💵 DÓLAR: Carregando... | 💶 EURO: Carregando... | 💷 LIBRA: Carregando...

Ataque a sinagoga deixa dois mortos e ao menos três feridos durante Yom Kippur em Manchester

Ao menos duas pessoas morreram e três seguem em estado grave após um atropelamento, seguido por um esfaqueamento, em frente a uma sinagoga em Manchester, no Reino Unido, nesta quinta-feira (2).

O atentado ocorre durante o feriado de Yom Kippur, um dia sagrado no calendário judaico no qual muitos judeus frequentam espaços religiosos. Segundo a polícia, o autor do ataque foi baleado e provavelmente está morto.

As autoridades informaram que o agressor não teve acesso à sinagoga Heaton Park Hebrew Congregation, apesar de ter realizado o atentado em frente ao local e de ter matado e ferido membros da instituição judaica – alguns com o atropelamento e outros com facadas.

A polícia de Manchester divulgou um comunicado posteriormente dizendo que um motorista que passava próximo à sinagoga acionou as autoridades após ter testemunhado “um homem sangrando na rua”.

A fonte disse à BBC Radio Manchester que viu outro homem “deitado no chão” na frente de um carro e ouviu pessoas gritando. A testemunha também descreveu ter visto outra pessoa, um homem, que, segundo ele, carregava uma faca e estava “esfaqueando a janela” de um prédio próximo “tentando entrar”.

“Em segundos, a polícia chegou, deu-lhe alguns avisos, ele não ouviu, então eles abriram fogo”, acrescentou a fonte à BBC.

Premiê britânico diz estar “horrorizado” com o atentado

O primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, se pronunciou após o atentado, dizendo estar “horrorizado” com a situação. Ele agradeceu aos serviços de emergência pela resposta rápida.

“O fato de isso ter acontecido no Yom Kippur, o dia mais sagrado do calendário judaico, torna tudo ainda mais horrível”, disse ele em uma publicação no X. “Meus pensamentos estão com os entes queridos de todos os afetados”. Starmer anunciou uma reunião de emergência em Londres, marcada para esta tarde.

O prefeito de Manchester, Andy Burnham, pediu ao público que evitasse a área após o “grave incidente”.

“Obviamente, o que todos nós gostaríamos de reconhecer é como as pessoas em nossa comunidade judaica estão se sentindo agora”, declarou à BBC Radio Manchester.

“Só posso imaginar como as pessoas estão se sentindo quando ouvem essa notícia, o medo que isso provoca”, acrescentou Burnham.

Com o atentado, as autoridades deram início à Operação Platão, que envolve um conjunto de respostas dos serviços de emergência a incidentes de grande escala, incluindo ataques terroristas.

fonte

Verifique também

Lewandowski diz que Messias tem portas “escancaradas” no STF e “prestígio”

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, afirmou nesta quarta-feira (1º) que o …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *