quarta-feira , 14 janeiro 2026
💵 DÓLAR: Carregando... | 💶 EURO: Carregando... | 💷 LIBRA: Carregando...

Argentina revela data de assinatura do acordo entre UE e Mercosul

O Ministério das Relações Exteriores da Argentina anunciou nesta sexta-feira (9) que a assinatura do acordo de livre comércio entre União Europeia e Mercosul deve acontecer no dia 17 de janeiro.

A informação foi divulgada pelo chefe da pasta, Pablo Quirno. De acordo com o representante do governo de Javier Milei, o documento será formalizado entre as partes no Paraguai após o aval do Conselho Europeu nesta tarde.

“Após mais de 30 anos de negociações, assinaremos um acordo histórico e o mais ambicioso entre os dois blocos no dia 17 de janeiro, no Paraguai”, escreveu Quirno em suas redes sociais nesta sexta-feira.

O representante da gestão Milei comemorou a aprovação do tratado pelos países europeus, destacando as oportunidades para os países sul-americanos. “A Argentina e os países do Mercosul terão acesso preferencial à UE, a terceira maior economia do mundo, um mercado com milhões de pessoas, representando aproximadamente 15% do PIB global”, disse ele, acrescentando no final da publicação que a medida tornará a Argentina mais “próspera”.

Argentina comemora aprovação do acordo comercial com o Mercosul entre os países da União Europeia. Crédito: reprodução/X/@pabloquirno

O presidente Javier Milei republicou a mensagem de seu ministro das Relações Exteriores, classificando a votação histórica da União Europeia como mais uma “boa notícia”.

O Conselho da União Europeia (UE) aprovou oficialmente na tarde desta sexta-feira (9), por maioria de votos, o acordo de associação com o Mercosul. O bloco será representado pela presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, na assinatura do tratado.

O avanço do tratado comercial abre caminho para a criação da maior zona de livre comércio do mundo, formada por mais de 720 milhões de consumidores.

fonte

Verifique também

Enviado especial de Trump se reúne com príncipe herdeiro exilado do Irã

Steve Witkoff, enviado especial do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, reuniu-se de forma reservada …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *