quarta-feira , 27 agosto 2025
💵 DÓLAR: Carregando... | 💶 EURO: Carregando... | 💷 LIBRA: Carregando...

Arcebispo: Papa Francisco marcou a história da Igreja com testemunho de simplicidade evangélica

VANESSA MORENO

DO REPÓRTERMT

O Arcebispo Metropolitano de Cuiabá, Dom Mário Antônio da Silva, lamentou a morte do Papa Francisco, ocorrida na madrugada desta segunda-feira (21), no Vaticano. Em nota, a autoridade da igreja católica na capital destacou qualidades do pontífice e disse que ele foi um pastor que esteve próximo ao povo e marcou a história da Igreja com sua simplicidade evangélica.

“Homem de fé inabalável, pastor próximo do povo e incansável promotor da paz, do diálogo e da misericórdia, o Papa Francisco marcou a história da Igreja com seu testemunho de simplicidade evangélica, cuidado com os pobres, zelo pela Casa Comum e firme chamado à sinodalidade”, disse o arcebispo.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

Dom Mário destacou ainda que Papa Francisco foi uma luz que guiou o povo em tempos de incertezas.

“Seu pontificado foi uma luz para os tempos de incerteza, guiando o povo de Deus com palavras e gestos inspirados no Evangelho”, ressaltou.

Papa Francisco tinha 88 anos e foi o primeiro pontífice latino-americano a assumir a chefia suprema da Igreja Católica, em 2013, como sucessor de Bento XVI, que renunciou ao posto.

Entre fevereiro e março deste ano, ele passou cerca de 38 dias internado em decorrência de uma pneumonia dupla, mas recebeu alta no final de março e se recuperava em casa. Neste domingo de Páscoa (20), o pontífice fez a sua última aparição pública para abençoar os fiéis na Praça de São Pedro.

Foi o Papa Francisco quem nomeou Dom Mário, no dia 23 de fevereiro de 2022, como sexto arcebispo de Cuiabá. Além de lamentar a partida da autoriadade papal, Dom Mário agradeceu a Deus pela missão e vida do padre.

“Neste momento de luto e oração, unimo-nos ao Colégio dos Cardeais, ao clero, aos religiosos, às religiosas e a todos os fiéis do mundo inteiro, agradecendo a Deus pela vida e missão do Santo Padre Francisco”, disse.

Em suas palavras de adeus, o arcebispo ressaltou que o Papa Francisco ensinou o povo a caminhar como irmãos.

“Confiamos o descanso eterno daquele que nos ensinou a caminhar como irmãos”, finalizou.

Nesta segunda-feira haverá a celebração da Santa Missa de Sufrágio pela alma do Papa Francisco, às 18h30, na Catedral Basílica Senhor Bom Jesus de Cuiabá.

Veja a nota de pesar na íntegra:

A Arquidiocese de Cuiabá, em comunhão com toda a Igreja no mundo, manifesta profundo pesar pelo falecimento do Papa Francisco, o 266º sucessor de São Pedro.

Homem de fé inabalável, pastor próximo do povo e incansável promotor da paz, do diálogo e da misericórdia, o Papa Francisco marcou a história da Igreja com seu testemunho de simplicidade evangélica, cuidado com os pobres, zelo pela Casa Comum e firme chamado à sinodalidade. Seu pontificado foi uma luz para os tempos de incerteza, guiando o povo de Deus com palavras e gestos inspirados no Evangelho.

Neste momento de luto e oração, unimo-nos ao Colégio dos Cardeais, ao clero, aos religiosos, às religiosas e a todos os fiéis do mundo inteiro, agradecendo a Deus pela vida e missão do Santo Padre Francisco. Rogamos ao Senhor que o acolha na plenitude de Sua paz e misericórdia, e à intercessão de Nossa Senhora Aparecida, Mãe da Igreja, confiamos o descanso eterno daquele que nos ensinou a caminhar como irmãos.

Dom Mário Antonio da Silva
Arcebispo Metropolitano de Cuiabá

Arquidiocese de Cuiabá
“Que eles sejam um em Nós” (Jo 17,21)


fonte

Verifique também

Abilio forma comissão para acabar com contrato-bomba deixado por Emanuel

REPÓRTERMT Contrato assinado por Emanuel obriga Cuiabá a pagar R$ 600 milhões REPÓRTERMT Contrato assinado …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *