A avaliação positiva do governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT) alcançou 50% em setembro, segundo pesquisa Pulso Brasil/Ipespe divulgada nesta quinta-feira (25). O resultado coloca a aprovação numericamente acima da desaprovação, que ficou em 48%.
Na comparação com a rodada anterior, de julho, houve um movimento duplo: a aprovação subiu sete pontos, enquanto a desaprovação caiu três. O resultado inverte a tendência observada no primeiro semestre, quando críticas ao governo cresciam em meio à crise com o Congresso e ao tarifaço dos Estados Unidos.
Perfil dos apoiadores
Segundo o Ipespe, o governo mantém quase unanimidade entre eleitores de esquerda, com 95% de aprovação. O dado relevante, no entanto, é a melhora entre segmentos decisivos: entre eleitores de centro, 49% aprovam e 48% desaprovam Lula; já na classe média, a aprovação chega a 51%.
LISTA GRATUITA
10 small caps para investir
A lista de ações de setores promissores da Bolsa
O levantamento indica que, mesmo em meio a turbulências políticas e econômicas, o presidente conseguiu recuperar terreno em faixas do eleitorado que haviam se afastado de sua gestão.
O levantamento ouviu 2.500 eleitores entre 19 e 22 de setembro, em todas as regiões do país. A margem de erro é de dois pontos percentuais e o nível de confiança de 95,45%.