Pesquisa Ipsos/Ipec divulgada nesta quinta-feira (11) revela uma melhora nos índices de popularidade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), embora a maioria dos brasileiros ainda se posicione de forma crítica à sua gestão. Segundo o levantamento, 51% dos entrevistados desaprovam o governo, enquanto 44% o aprovam.
Os números, no entanto, representam um avanço para o presidente. Em comparação com a pesquisa de junho, a taxa de aprovação subiu cinco pontos percentuais (de 39% para 44%), enquanto a desaprovação recuou na mesma proporção (de 55% para 51%). A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais.
Avaliação do governo também melhora
A tendência de melhora também se reflete na avaliação qualitativa da gestão. A parcela de brasileiros que considera o governo ótimo ou bom cresceu de 25% para 30%. Na outra ponta, a avaliação ruim ou péssima caiu de 43% para 38%.
Continua depois da publicidade
Apesar do recuo, esta é a terceira vez consecutiva no terceiro mandato de Lula que a avaliação negativa supera a positiva, segundo o instituto. O grupo que considera o governo regular oscilou de 29% para 31%.
A pesquisa também questionou se o governo está melhor ou pior do que o esperado. Para 44%, a gestão está pior do que a expectativa, uma queda de seis pontos em relação a junho (50%). Já para 24%, está melhor (antes 20%), e para 30%, está igual ao que se esperava (antes 28%).
A pesquisa Ipsos/Ipec ouviu 2.000 eleitores em todo o Brasil entre os dias 4 e 8 de setembro. O nível de confiança é de 95%.
Continua depois da publicidade