sábado , 11 outubro 2025
💵 DÓLAR: Carregando... | 💶 EURO: Carregando... | 💷 LIBRA: Carregando...

Aprovação de Lula cai a 24% e é a pior de todos os seus mandatos, aponta Datafolha

A aprovação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) caiu para 24%, de acordo com pesquisa do Datafolha divulgada nesta sexta-feira (14). O número é o pior registrado pelo instituto de pesquisa em todos os mandatos do petista como presidente da República.

A reprovação de Lula atingiu 41%, um número também inédito para o presidente nas pesquisas do instituto. Outros 32% consideram o governo regular.

O Datafolha ouviu 2.007 eleitores em 113 cidades na segunda-feira (10) e na terça-feira (11). A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Continua depois da publicidade

No último levantamento, feito em dezembro, 35% aprovavam o governo, 34% reprovavam e outros 29% consideravam o governo regular.

A pior avaliação de Lula no Datafolha como presidente havia sido em outubro e dezembro de 2005, durante a crise do mensalão, em seu primeiro mandato. Naquela época, ele atingiu 28% de ótimo e bom.

A pesquisa divulgada nesta sexta foi a primeira realizada após a “crise do Pix”, ocorrida em janeiro, com a notícia de que o governo passaria a fiscalizar transações superiores a R$ 5.000 pelo sistema de pagamentos. A reação da oposição, que sugeriu que poderia haver um controle indevido e até a taxação do Pix, fez o governo revogar a medida.

Continua depois da publicidade

Nas semanas seguintes, o governo trocou o comando da Secretaria de Comunicação (Secom), com a entrada de Sidônio Palmeira no lugar de Paulo Pimenta.

Outra crise recente do governo foi a da inflação dos alimentos, após o governo começar a discutir medidas para reduzir o preço da comida no Brasil. A oposição também ironizou frases de Lula e da equipe ministerial, como a sugestão de parar de comprar alimentos caros ou de trocar laranjas por outras frutas mais baratas.

fonte

Verifique também

Lula defendeu saída pacífica para crise na Venezuela em ligação com Trump, diz jornal

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) reforçou a defesa por uma solução pacífica …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *