terça-feira , 26 agosto 2025
💵 DÓLAR: Carregando... | 💶 EURO: Carregando... | 💷 LIBRA: Carregando...

Após reunião na Turquia, ataque russo mata nove civis em cidade ucraniana

Um ataque com drones russos deixou ao menos nove mortos na região de Sumy, no nordeste da Ucrânia, na manhã deste sábado (18). O alvo foi um ônibus civil, atingido nas proximidades da cidade de Bilopillia. A informação foi confirmada por Artem Kobzar, prefeito em exercício de Sumy, por meio de sua conta no Telegram.

“Infelizmente, o número de mortos subiu para nove”, lamentou Kobzar, acrescentando que outras sete pessoas ficaram feridas, sendo três delas em estado grave.

Segundo as autoridades ucranianas, o ônibus transportava civis e foi diretamente atingido por um drone do tipo Lancet, operado por sistema aéreo não tripulado. O chefe da Administração Militar Regional, Oleg Grigorov, reforçou que não havia militares a bordo. Já o prefeito de Bilopillia, Yuri Zarko, explicou que os passageiros estavam sendo evacuados quando o ataque ocorreu.

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, acusou a Rússia de executar civis deliberadamente, afirmando que entre as vítimas estava uma família inteira: pai, mãe e filha. “Foi um assassinato deliberado de civis”, publicou no Telegram.

O bombardeio aconteceu um dia após o primeiro encontro direto entre delegações russas e ucranianas desde o agravamento do conflito. A reunião ocorreu em Istambul, na Turquia, e contou com representantes dos dois países, sem os presidentes das nações. 

Apesar das expectativas de avanço rumo a um cessar-fogo — sobretudo por parte da Ucrânia —, não houve acordo. No entanto, os representantes confirmaram uma troca histórica de prisioneiros: mil detidos de cada lado deverão ser libertados, conforme anunciou o Ministério da Defesa da Ucrânia. O governo russo confirmou a operação.

fonte

Verifique também

EUA enviarão mais um navio de guerra e um submarino nuclear para perto da Venezuela

Os Estados Unidos enviarão mais dois navios de guerra para o sul do Caribe, nas …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *