A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou nesta terça-feira a renovação, por mais 30 anos, da concessão da Light, responsável pela distribuição de energia elétrica na Região Metropolitana do Rio de Janeiro. O voto do relator, diretor Gentil Nogueira, considerou que a empresa atende aos requisitos legais, técnicos e operacionais exigidos pela regulação.
De acordo com a área técnica da Aneel, a Light cumpriu os indicadores de continuidade do fornecimento de energia e apresentou medidas suficientes para garantir a gestão econômico-financeira da companhia. O relatório também aponta que a empresa entregou todos os documentos de regularidade fiscal, trabalhista e setorial, além de comprovar qualificação jurídica e técnica.
Embora reconheça dificuldades enfrentadas pela distribuidora nos últimos anos — incluindo o aumento de perdas comerciais e a recuperação judicial concluída em 2024 —, o voto do relator avaliou que a Light “demonstrou capacidade de retomada e compromisso com a qualidade do serviço”.
LISTA GRATUITA
10 small caps para investir
A lista de ações de setores promissores da Bolsa
Com a decisão, o processo segue para o Ministério de Minas e Energia (MME), responsável pela palavra final sobre a renovação. Caso seja confirmada, o novo contrato estenderá a concessão até 2056.
MT City News MT City News é o seu portal de notícias do Mato Grosso, trazendo informações atualizadas sobre política, economia, agronegócio, cultura e tudo o que acontece no estado. Com uma abordagem dinâmica e imparcial, buscamos levar a você as notícias mais relevantes com credibilidade e agilidade.