segunda-feira , 17 novembro 2025
💵 DÓLAR: Carregando... | 💶 EURO: Carregando... | 💷 LIBRA: Carregando...

Altos impostos no Brasil empurraram a Lupo para o Paraguai, diz CEO da centenária fábrica

A escalada tributária imposta pela Lei 14.789/2023, que mexeu nos incentivos fiscais concedidos por estados através do ICMS, levou a centenária fábrica de meias Lupo a transferir parte da produção para o Paraguai. A nova planta foi inaugurada em junho em Ciudad del Este com a expectativa de economizar custos em torno de 28%.

A legislação, sancionada nos últimos dias de 2023 pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) como uma das prioridades para aumentar a arrecadação, acabou com a isenção de impostos federais que as empresas tinham sobre incentivos fiscais dados pelos governos estaduais e municipais para estimular a economia.

“Não é que a Lupo foi para o Paraguai, o Brasil empurrou a gente para o Paraguai. Os impostos estão comendo a operação de forma violenta”, disse Liliana Aufiero, CEO da Lupo, em entrevista à Folha de S. Paulo. Ela é a última representante da família no comando da centenária empresa fundada em 1921 pelo avô Henrique Lupo, imigrante italiano que fez o negócio da família na cidade paulista de Araraquara.

VEJA TAMBÉM:

A fábrica em Ciudad del Este recebeu investimento de R$ 30 milhões e tem capacidade para produzir até 20 milhões de pares de meias por ano. O empreendimento emprega cerca de 110 pessoas e foi pensado como medida emergencial para proteger a rentabilidade diante da pressão tributária brasileira.

Além da carga tributária, a executiva reconhece que a presença de concorrentes estrangeiros pesou na decisão. Uma empresa chinesa instalada no Paraguai conseguiu avançar no mercado brasileiro com produtos de menor custo e sem a necessidade de investir em marca.

“Se ele consegue vender no Brasil sem investir em marca, e oferecer um bom produto a um custo menor, eu tenho que ter as mesmas vantagens”, afirma Liliana.

Mesmo com os desafios, a Lupo segue líder nacional na venda de meias e cuecas e é uma das maiores fabricantes de moda íntima do país. A empresa também domina o mercado de meia-calça com as marcas Lupo, Trifil e Scala, além de ampliar os investimentos na linha Lupo Sports.

Entre as novidades está o lançamento do primeiro tênis da marca, o Origem, que reforça a estratégia de diversificação diante do mercado competitivo.

fonte

Verifique também

Alckmin diz que ainda há distorções significativas em tarifas dos EUA

O vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) classificou como um avanço a decisão de Donald Trump de …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *