terça-feira , 26 agosto 2025
💵 DÓLAR: Carregando... | 💶 EURO: Carregando... | 💷 LIBRA: Carregando...

Aliado de Gleisi vence presidência do PT no Paraná contra filho de José Dirceu

O deputado estadual Arilson Chiorato foi reeleito, nesta segunda-feira (28), presidente do PT no Paraná. Aliado de Gleisi Hoffmann, deputada federal licenciada e ministra de Relações Institucionais do governo Lula, ele venceu a disputa contra o deputado federal Zeca Dirceu, filho do ex-ministro petista José Dirceu.

Receba as principais notícias do Paraná pelo WhatsApp

A votação em segundo turno, no modelo impresso, ocorreu no domingo (27) em 275 municípios paranaenses, mas a apuração seguiu até a tarde desta segunda-feira. No primeiro turno, realizado no início de julho, Dirceu havia ficado na frente (7.616 contra 7.190 votos). Neste segundo turno, Chiorato virou a contagem. O resultado com 97,82% das urnas apuradas foi:

  1. Arilson Chiorato: 8.687 votos
  2. Zeca Dirceu: 8.373 votos

Arilson Chiorato está no segundo mandato na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) e é o líder da oposição na Casa. Antes de se eleger deputado, ele foi assessor parlamentar de Gleisi Hoffmann e de Enio Verri, atual presidente brasileiro da Itaipu Binacional.

Zeca Dirceu representava uma opção de mudança para o partido no estado. Ele foi um dos defensores de candidatura própria na eleição para prefeito de Curitiba no ano passado — ele ou a deputada federal Carol Dartora lideraria a chapa. Entretanto, para aquela disputa o partido no estado optou por uma frente de esquerda com PSB e PDT, encabeçada pelo ex-prefeito Luciano Ducci (PSB), com Goura (PDT) de vice.

Com a reeleição de Chiorato, Zeca Dirceu perde força no plano que tem para disputar uma vaga no Senado Federal pelo Paraná em 2026 — ele teria Gleisi e Verri como possíveis concorrentes internos. Outro caminho para o filho de José Dirceu é tentar a reeleição para a Câmara dos Deputados.

fonte

Verifique também

Zelensky defende encontro com Putin como “saída mais eficaz” para avançar nas negociações de paz

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, afirmou neste domingo (24) que um encontro presencial com …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *