segunda-feira , 29 setembro 2025
💵 DÓLAR: Carregando... | 💶 EURO: Carregando... | 💷 LIBRA: Carregando...

Alckmin diz que ainda não há definição sobre encontro entre Lula e Trump

O vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) afirmou nesta segunda-feira (29) que ainda não há data, formato ou local definidos para a conversa entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre as tarifas de 50% imposta a produtos brasileiros.

A declaração foi dada em entrevista à rádio CBN. Segundo Alckmin, o encontro — ainda em discussão entre os dois governos — será um passo importante para avançar nas negociações comerciais. “Não tem ainda informação sobre a data e o tipo do encontro, mas entendo que ele é um passo importante para a gente poder avançar”, afirmou.

Na última semana, Trump disse que teve um breve diálogo com Lula durante a Assembleia Geral da ONU, em Nova York, e que ambos concordaram em retomar a conversa nesta semana.

Ainda segundo Alckmin, Planalto e Itamaraty trabalham com diferentes alternativas e a expectativa é que o primeiro contato seja feito por telefone ou videoconferência, para depois avaliar um encontro presencial.

Entre as possibilidades para a reunião face a face estão a Casa Branca, a residência de Trump em Mar-a-Lago ou ainda um terceiro país, aproveitando viagens de ambos os líderes. Lula tem compromissos internacionais em outubro na Itália, Indonésia e Malásia — país onde também há expectativa de presença de Trump para a cúpula da Associação de Nações do Sudeste Asiático (Asean).

Alckmin disse acreditar que o Brasil tem argumentos sólidos para reverter a taxação. “Acho que teremos novos passos e temos bons argumentos porque o Brasil não é problema para os EUA. Os EUA têm superávit na balança comercial com o Brasil. Estamos otimistas. Vamos aguardar os próximos dias para avançar mais”, declarou.

fonte

Verifique também

Mesmo com afagos de Trump, Lula não terá vida fácil para reverter tarifaço

Os afagos de Donald Trump ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não serão …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *