O presidente em exercício, Geraldo Alckmin (PSB), concedeu o grau de Grande-Oficial da Ordem do Mérito Aeronáutico a 11 políticos. Alckmin oficializou as condecorações no Diário Oficial desta quinta-feira (23). Dentre os nomes, três ministros receberam a honraria:
- O ministro dos Transportes, Renan Filho;
- O ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho;
- O ministro dos Esportes, André Fufuca;
Além dos ministros, Alckmin concedeu a graduação a dois governadores: o da Bahia, Elmano de Freitas (PT); e a de Pernambuco, Raquel Lyra (PSD).
Seis parlamentares também receberam a condecoração:
- A senadora Dorinha Seabra (União-TO);
- O deputado federal Duarte Júnior (PSB-MA);
- A deputada federal Alessandra Haber (MDB-PA);
- A deputada federal Iza Arruda (MDB-PE);
- O deputado federal Luciano Bivar (União-PE);
- O deputado federal Pastor Diniz (União-RR);
Além dos políticos, cinco vice-almirantes e sete generais de divisão também receberam o mesmo grau da ordem. A comenda também pode ser atribuída a civis e militares estrangeiros. Diante disso, a honraria foi concedida também a militares da Argentina, Chile, Equador, Honduras, México, Paraguai, República Dominicana, Uruguai, Colômbia, Peru, Estados Unidos e Itália. No campo civil, Alckmin graduou Pål Jonson, ministro da Defesa da Suécia e Alessandro Cortese, embaixador da Itália no Brasil.
VEJA TAMBÉM:
Viagem de Lula coloca Alckmin na cadeira presidencial
Enquanto Lula realiza mais uma viagem internacional, agora para a Ásia, o vice-presidente, Geraldo Alckmin (PSB), assume como presidente em exercício. O ex-tucano afirmou recentemente que mantém sintonia com Lula e descarta concorrer a governador de São Paulo em 2026.
Além de vice-presidente, Alckmin é ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços. O PSB reforça que apoiará uma eventual repetição da chapa Lula-Alckmin em 2026. A configuração abre espaço para uma reeleição do atual governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos).