DO REPÓRTERMT
A Polícia Federal apreendeu um helicóptero modelo AW169, da fabricante italiana Leonardo, avaliado em mais de R$ 40 milhões, pertencente ao advogado Nelson Wilians, que também atua em Cuiabá. A ação ocorreu dentro da Operação Sem Desconto, que apura esquema bilionário de fraudes contra aposentados e servidores do INSS. A informação é da Revista Piauí.
O pedido da defesa de Wilians tenta usar a aeronave como garantia judicial, alegando “excesso de bloqueio” de bens e pedindo o desbloqueio das contas bancárias. Segundo o documento, o helicóptero, avaliado em R$ 41,4 milhões, seria suficiente para ressarcir eventuais prejuízos em caso de condenação.
Leia mais – CPI apreende celulares de funcionário da CS Mobi; vídeo
A PF, no entanto, aponta que a aeronave já não está em nome do escritório Nelson Wilians & Advogados Associados. Em julho, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) registrou a venda para a empresa ACW Participações, de Anne Caroline Wilians, esposa do advogado. O contrato prevê pagamento parcelado em 60 vezes, mas também garantiu a Nelson o direito de uso gratuito do bem.
Os investigadores apuram se a transferência não passou de uma manobra para ocultar patrimônio. O caso está sob relatoria do ministro André Mendonça no Supremo Tribunal Federal (STF).