sábado , 22 novembro 2025
💵 DÓLAR: Carregando... | 💶 EURO: Carregando... | 💷 LIBRA: Carregando...

Advogado de Trump critica prisão de Bolsonaro e vê afronta após alívio tarifário

O advogado Martin De Luca, que representa a Trump Media, rede social do presidente dos EUA, Donald Trump, e a plataforma Rumble nos Estados Unidos, se manifestou após a prisão preventiva do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) neste sábado (22).

Ele afirmou que a decisão é um ato de “má fé” e com motivação política, e disse ainda que a ordem do ministro Alexandre de Moraes, do STF, intensifica a “caça as bruxas” que contribuiu para o tarifaço dos Estados Unidos contra o Brasil.

Ao anunciar uma sobretaxa de 50% sobre exportações brasileiras, Trump atribuiu a cobrança, além de uma relação que diz ser injusta com o país, à postura do Supremo Tribunal Federal com Bolsonaro.

Continua depois da publicidade

“Hoje, ele [Moraes] colocou Bolsonaro em prisão preventiva com base em argumentos tão frágeis que beiram a sátira”, afirmou.

Leia também: Defesa pede que Bolsonaro cumpra pena em casa por “motivos humanitários”

“Moraes literalmente argumentou que, porque Bolsonaro vive a poucos minutos de carro da embaixada americana, ele poderia tentar fugir para lá. Como se os Estados Unidos, que sancionaram Moraes por abusos de direitos humanos, fossem contrabandear Bolsonaro para fora do Brasil”, escreveu o jurista.

Em outro post, De Luca afirmou ainda que “Moraes acaba de explodir a diplomacia de Luiz Inácio Lula da Silva”. Segundo ele, Lula e o vice-presidente Geraldo Alckmin vêm trabalhando “dia e noite há meses” para estabilizar a relação do Brasil com os Estados Unidos, cientes de que o país estaria “pisando em ovos” com Donald Trump.

De acordo com ele, o governo brasileiro teria recebido “o primeiro sinal de boa vontade” apenas na véspera e, na manhã seguinte, Moraes teria “torpedeado todo o esforço diplomático com uma única decisão, exatamente o tipo de excesso que desencadeou a crise em primeiro lugar”.

Ainda segundo De Luca, enquanto a equipe de Lula tenta reconstruir a confiança com Washington, Moraes estaria “fazendo tudo o que pode para provar por que foi sancionado”. Ele concluiu afirmando que, se o Brasil busca credibilidade internacional, “deveria começar colocando a própria casa em ordem, porque agora, um homem está desfazendo, em tempo real, o trabalho de todos os outros”.

Continua depois da publicidade

fonte

Verifique também

Jair Bolsonaro é preso preventivamente a pedido da PF

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes expediu neste sábado, 22, ordem …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *