segunda-feira , 19 janeiro 2026
💵 DÓLAR: Carregando... | 💶 EURO: Carregando... | 💷 LIBRA: Carregando...

Acesso a crédito de pacote contra tarifas dos EUA depende do Congresso, diz Fazenda

O acesso ao crédito emergencial prometido pelo governo para empresas atingidas pelo tarifaço dos EUA dependerá da aprovação do Congresso Nacional, segundo afirmou o secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda, Guilherme Mello, em entrevista publicada neste sábado (16) pelo jornal O Globo.

“A aprovação do PLP é muito importante para as medidas chegarem a todas as empresas, principalmente as micro, pequenas e médias. Sem isso, uma boa parcela terá muita dificuldade em acessar o crédito”, disse Mello.

Embora parte do pacote tenha sido viabilizada por medida provisória (MP) já em vigor, outras ações — especialmente as que envolvem linhas de crédito subsidiadas — só serão destravadas com a aprovação do projeto de lei complementar (PLP) que acompanha a proposta.

FERRAMENTA GRATUITA

Simulador da XP

Saiba em 1 minuto quanto seu dinheiro pode render

Pacote Brasil Soberano prevê R$ 30 bilhões em crédito

Anunciado na quarta-feira (13), o pacote batizado de Brasil Soberano prevê a liberação de até R$ 30 bilhões em crédito para exportadores brasileiros afetados pelas tarifas de 50% impostas pelos Estados Unidos. A MP precisa ser aprovada pelo Congresso em até 120 dias para não perder validade.

O plano de contingência tem como contrapartida a manutenção de empregos por parte das empresas que acessarem os recursos. Segundo Mello, a regra será flexível:

“Vamos regulamentar os critérios para a manutenção do quantitativo de empregos. Vai haver flexibilidade porque algumas empresas serão muito afetadas, outras menos.”

Continua depois da publicidade

Câmara deve priorizar votação da MP

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), declarou que a Casa deve priorizar a análise da medida provisória, diante da urgência gerada pelo impacto das tarifas. A fala ocorreu na quinta-feira (14), um dia após a publicação da MP.

A elevação de tarifas pelo governo de Donald Trump atingiu setores estratégicos da pauta exportadora brasileira, como alimentos processados, químicos e siderúrgicos, e já afeta as expectativas de crescimento de empresas voltadas ao mercado externo.

fonte

Verifique também

Após rusga com Bolsonaro, Caiado tenta se aproximar do PL para emplacar vice em Goiás

Após se enfrentarem na eleição para a prefeitura de Goiânia em 2024 — marcada por …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *