sexta-feira , 26 setembro 2025
💵 DÓLAR: Carregando... | 💶 EURO: Carregando... | 💷 LIBRA: Carregando...

A caminho dos EUA, Netanyahu muda rota de voo para evitar países que podem prendê-lo

O avião do primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, alterou nesta quinta-feira (25) sua rota para os Estados Unidos, onde acontece a Assembleia Geral da ONU, para possivelmente evitar atravessar países que poderiam cumprir o mandado de prisão emitido contra ele pelo Tribunal Penal Internacional (TPI) por supostos crimes de guerra.

A aeronave, segundo a Agência EFE identificou no site de rastreamento de voos Flightradar24, partiu nesta madrugada do aeroporto internacional Ben Gurion, em Tel Aviv, com destino a Nova York.

De acordo com a trajetória registrada, o voo passou brevemente pelo espaço aéreo de Grécia e Itália, mas evitou completamente o francês e espanhol, aumentando o trajeto em mais de 600 quilômetros.

O jornal israelense Haaretz afirmou que esta rota é utilizada pela primeira vez, ressaltando que nas seis viagens anteriores aos Estados Unidos o avião governamental havia sobrevoado Grécia, Itália e França “sem alterações”.

Essa mudança de rota ocorre em um contexto diplomático tenso, após o reconhecimento do Estado da Palestina por países europeus, entre eles França e Espanha, e o mandado de prisão pendente.

Em novembro de 2024, o TPI emitiu mandados de prisão contra o primeiro-ministro israelense e seu ex-ministro da Defesa Yoav Gallant, como principais responsáveis pela suposta prática de crimes de guerra e contra a humanidade em Gaza.

Também está previsto que Netanyahu visite nesta viagem a Casa Branca e se reúna com o presidente Donald Trump na próxima semana.

O premiê israelense discursará na ONU nesta sexta-feira (26), dias depois de uma comissão independente da ONU acusar o país de “genocídio”.

fonte

Verifique também

Eduardo Bolsonaro se coloca como candidato a presidente “na impossibilidade” de Jair concorrer

O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) se colocou como candidato à presidência da República nesta …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *