quarta-feira , 27 agosto 2025
💵 DÓLAR: Carregando... | 💶 EURO: Carregando... | 💷 LIBRA: Carregando...

Tebet lidera aprovação de ministros; Haddad e Anielle estão entre os piores avaliados

A ministra do Planejamento, Simone Tebet (MDB), é a integrante mais bem avaliada do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), segundo pesquisa da AtlasIntel em parceria com a CNN Brasil. O levantamento, realizado entre os dias 24 e 27 de fevereiro, ouviu 2.595 pessoas pela internet e tem margem de erro de dois pontos percentuais.

Tebet registrou 62% de aprovação, com avaliações de ótimo ou bom, enquanto 32% consideram seu desempenho ruim ou péssimo. A ministra, que assumiu o Planejamento após disputar a eleição presidencial de 2022, tem sido apontada como um dos nomes mais técnicos do governo e com maior trânsito entre diferentes correntes políticas.

Outros ministros bem avaliados incluem Mauro Vieira (Relações Exteriores), que teve 54% de aprovação, seguido por Macaé Evaristo (Direitos Humanos) e Wellington Dias (Assistência Social), ambos com 54% e 51% de avaliações positivas, respectivamente. O ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, também aparece na lista dos mais bem avaliados, com 47% de aprovação.

Por outro lado, os ministros Fernando Haddad (Fazenda) e Anielle Franco (Igualdade Racial) aparecem entre os piores avaliados, junto a nomes indicados pelo Centrão.

Haddad recebeu 55% de avaliações negativas, enquanto Anielle Franco registrou 59%. O ministro das Comunicações, Juscelino Filho (União Brasil), teve a pior avaliação geral, com 70% de rejeição. André Fufuca (Esportes) e Carlos Lupi (Previdência) também figuram entre os mais mal avaliados.

O levantamento também revelou que a reforma ministerial promovida por Lula não gera expectativas positivas para a maioria da população. Para 45,6% dos entrevistados, as mudanças no primeiro escalão não devem melhorar o desempenho do governo. Apenas 25,8% acreditam que a reforma trará melhorias significativas, enquanto 18,5% creem que haverá uma melhora moderada e 10,2% não souberam opinar.

Continua depois da publicidade

Além da avaliação dos ministros, a pesquisa também mediu a percepção sobre algumas das principais decisões do governo.

O programa Farmácia Popular foi a medida mais bem recebida, com 88% de aprovação. A isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil também teve boa aceitação, com 81% de aprovação. Já o programa Desenrola, voltado para a renegociação de dívidas, foi considerado um acerto por 73% dos entrevistados.

Por outro lado, a decisão mais impopular foi a tributação de pequenas compras em sites estrangeiros, conhecida como “taxa das blusinhas”, rejeitada por 67% dos participantes. Outras medidas mal avaliadas incluem a criação de cotas para ex-presidiários no mercado de trabalho (50% de rejeição) e as críticas de Lula ao Banco Central (47% de rejeição).

Continua depois da publicidade

O levantamento da AtlasIntel reforça um cenário desafiador para o governo Lula, que enfrenta índices de popularidade em queda. O resultado da pesquisa indica que, embora algumas medidas sociais tenham boa aceitação, a reforma ministerial e a condução econômica seguem sendo pontos de desconfiança para a população.

A pesquisa ouviu 2.595 pessoas e foi feita pela internet. O levantamento da AtlasIntel para o programa GPS CNN foi realizado entre os dias 24 e 27 de fevereiro. O nível de confiança é 95%.

fonte

Verifique também

Haddad repete que não tem intenção, no momento, de ser candidato em 2026

“Não tenho intenção neste momento de ser candidato em 2026. Já expressei isso no partido. …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *