terça-feira , 26 agosto 2025
💵 DÓLAR: Carregando... | 💶 EURO: Carregando... | 💷 LIBRA: Carregando...

Em meio a rusgas com EUA, Zelensky receberá representante da Casa Branca na quinta-feira

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, anunciou nesta segunda-feira (17) nos Emirados Árabes que o representante especial da Casa Branca para a guerra entre Rússia e Ucrânia, Keith Kellogg, deve chegar ao território ucraniano na quinta-feira (20) para continuar impulsionando as negociações de paz promovidas pelo presidente Donald Trump.

“Estamos esperando por Kellogg. Concordamos que ele virá no dia 20. Ele ficará por dois dias, talvez um pouco mais”, disse Zelensky em entrevista coletiva por videoconferência, segundo a publicação ucraniana Interfax.

Zelensky explicou que quer que Kellogg, um general aposentado que serviu na guerra do Vietnã, visite a linha de frente com ele e disse estar confiante de que ele aceitará.

O presidente ucraniano também expressou seu desejo de que Kellogg se reúna com o chefe do Exército da Ucrânia, Oleksandr Syrskyi, para que ele possa explicar em primeira mão a situação na linha de frente e a importância de os ucranianos receberem garantias sólidas de segurança para evitar novas agressões russas após essa guerra.

“Acho que, quando eu voltar aos EUA, saberemos quando será minha reunião com o presidente Trump”, comentou Zelensky.

No fim de semana, outro ponto de estranhamento com a gestão Trump foi uma declaração de Zelensky, na qual afirmou que recusou por ora um acordo proposto pelo presidente americano para ceder recursos naturais, como terras raras, aos Estados Unidos em troca do apoio que Washington prestou a Kiev desde o início da guerra.

“O acordo é assinado em nível ministerial. Mas eu sou o presidente e terei um impacto na qualidade deste documento. É por isso que não permiti que os ministros assinassem o acordo, porque ele não está pronto”, disse Zelensky à imprensa na Conferência de Segurança de Munique.

“Na minha opinião, ele não nos protege. Ele não está pronto para nos proteger, nossos interesses”, argumentou.

fonte

Verifique também

Piloto e mecânico da Ucrânia usam avião da era soviética para caçar drones da Rússia

Dois ucranianos transformaram um avião de treinamento antigo da era soviética, o Yak-52, em uma …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *