segunda-feira , 16 fevereiro 2026
💵 DÓLAR: Carregando... | 💶 EURO: Carregando... | 💷 LIBRA: Carregando...

Ex-marqueteiro do PT critica Lula e Janja no Carnaval do Rio: Tiro pode sair “pela culatra”

O ex-marqueteiro do PT João Santana criticou nesta quinta-feira (12) o envolvimento do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e da primeira-dama Janja da Silva no desfile da escola de samba Acadêmicos de Niterói. Para Santana, a exposição do casal presidencial no evento criará um “cenário de soma negativa, onde todos saem perdendo”.

Em um vídeo divulgado nas redes sociais, o publicitário avaliou que “o maior risco não é o de vaias, mas sim a repercussão fora das bolhas de batucadas, ou de porradas, espalhadas Brasil afora”. A agremiação apresentará o enredo “Do alto do mulungu surge a esperança: Lula, o operário do Brasil” para contar a história do presidente.

“Imagine qual será a reação no interior de São Paulo e em outros bolsões do Sudeste e do Sul, onde Lula precisa desesperadamente de voto. Imagine no meio evangélico. Imagine, mesmo, que ganho adicional esse desfile pode ter no Nordeste”, ponderou.

VEJA TAMBÉM:

Santana foi o responsável pela campanha eleitoral de Lula em 2006, quando o presidente enfrentava o escândalo do Mensalão. Apesar disso, o petista se reelegeu. Em 2010 e 2014, comandou as campanhas da ex-presidente Dilma Rousseff (PT).

“A relação carnaval-política sempre foi um jogo de equilíbrio delicado… Por isso mesmo, você não vê político em cima de trio, nem primeira-dama como destaque de bloco. As poucas afoitas que se arriscaram, fizeram protegidas pelo anonimato da multidão”, disse Santana, em referência ao Carnaval baiano.

A expectativa é que Janja seja o destaque de um dos carros alegóricos da Acadêmicos de Niterói enquanto o presidente assistirá o desfile do camarote da Prefeitura do Rio.

“Antes de tudo, carnaval se presta mais para demolição do que para construção de imagem de político. O destino dos grandes espetáculos é o da catarse coletiva, seja ela de glorificação ou de rebeldia. Só vira um culto individual quando controlados à mão de ferro por autocratas. Do contrário, o tiro sai pela culatra”, destacou.

“No caso da escola de Niterói, pode se dizer, como atenuante, que foi iniciativa espontânea. Mas, deixou de ser quando o presidente e a primeira-dama se aproximaram perigosamente do evento”, acrescentou.

Planalto faz recomendações aos integrantes do governo para o Carnaval

A Comissão de Ética Pública da Presidência da República divulgou uma série de recomendações sobre a participação de autoridades federais no Carnaval.

A medida ocorreu após a oposição acionar a Justiça Federal e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) contra o desfile em homenagem a Lula. Até o momento, todas as ações da oposição foram rejeitadas.

Entre as regras, integrantes do governo estão proibidos de receber diárias e passagens; devem recusar convites de pessoas jurídicas de fins lucrativos que possam configurar conflito de interesses com a Administração Pública; e evitar manifestações que possam ser consideradas propaganda eleitoral antecipada.

fonte

Verifique também

Os próximos passos de André Mendonça como novo relator do caso Master

Como novo relator do caso Master no Supremo Tribunal Federal (STF), o ministro André Mendonça …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *