DO REPÓRTERMT
O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), deixou a relatoria do inquérito que investiga o Banco Master. A decisão ocorreu nesta quinta-feira (12), após a divulgação de um relatório da Polícia Federal que aponta ligações financeiras entre o magistrado e a família de Daniel Vorcaro, controlador da instituição. A informação foi publicada pelos jornalistas Matheus Coutinho e Victoria Bechara, do portal UOL.
O afastamento aconteceu após a PF detalhar que Toffoli era sócio de uma empresa familiar que vendeu a participação em um resort no Paraná para um fundo de investimentos ligado ao banqueiro investigado. O relatório aponta que o negócio poderia configurar conflito de interesses na condução do processo.
Em nota, Toffoli afirmou que nunca teve amizade íntima com Vorcaro e que a venda do imóvel pela empresa de sua família foi uma transação lícita, com valores declarados e origem rastreável. O ministro justificou que decidiu abrir mão do caso para garantir a imparcialidade das investigações e evitar questionamentos sobre sua conduta.
Com a saída voluntária do magistrado, o processo será redistribuído por sorteio a outro ministro da Corte. O caso repercutiu no Congresso, onde o partido Novo protocolou um pedido de impeachment contra Toffoli, embora líderes do governo e do centrão atuem para evitar o avanço da medida.
MT City News MT City News é o seu portal de notícias do Mato Grosso, trazendo informações atualizadas sobre política, economia, agronegócio, cultura e tudo o que acontece no estado. Com uma abordagem dinâmica e imparcial, buscamos levar a você as notícias mais relevantes com credibilidade e agilidade.
