quinta-feira , 12 fevereiro 2026
💵 DÓLAR: Carregando... | 💶 EURO: Carregando... | 💷 LIBRA: Carregando...

Secretário dos EUA visita Venezuela e fecha acordo “histórico” sobre setor de energia

O secretário de Energia dos Estados Unidos, Chris Wright, visitou nesta quarta-feira (11) Caracas e fechou um acordo energético classificado como “histórico” pelo governo americano, durante reunião com a ditadora interina da Venezuela, Delcy Rodríguez, no Palácio de Miraflores, sede do poder executivo.

Segundo comunicado do Departamento de Energia dos EUA, a visita de Wright à Venezuela é “histórica”. O departamento disse que o secretário visitará campos petrolíferos venezuelanos para observar “como o histórico Acordo Energético entre EUA e Venezuela do presidente Donald Trump está promovendo a paz e a prosperidade”.

A visita ocorre duas semanas após o Parlamento venezuelano aprovar uma reforma da lei que abre o setor petrolífero ao investimento estrangeiro. Também acontece após o Departamento do Tesouro dos Estados Unidos emitir novas licenças que flexibilizam restrições para que empresas americanas operem no mercado de petróleo venezuelano, ainda que sob condições rigorosas de controle e prestação de contas.

Durante o encontro com Delcy nesta quarta, Wright afirmou que levou uma mensagem do presidente Donald Trump, que, segundo ele, tem um “compromisso apaixonado” por transformar a relação bilateral entre os dois países, rompida desde 2019.

“Nossos países compartilham uma longa história de muitos capítulos. Trago uma mensagem do presidente Trump, que tem um compromisso apaixonado por transformar a relação entre os Estados Unidos e Venezuela”, declarou em conversa com a imprensa ao lado de Rodríguez.

De acordo com o secretário americano, o objetivo é unir os países e “trazer comércio, paz, prosperidade, empregos e oportunidades à Venezuela” por meio de uma parceria. Ele afirmou ainda que houve uma conversa “franca” sobre oportunidades e desafios, e que ambas as partes se comprometeram a “trabalhar juntas para resolvê-los”.

Delcy Rodríguez anunciou que, durante o encontro desta quarta, foi estabelecida uma “parceria produtiva de longo prazo” entre Venezuela e EUA em matéria energética e que os dois países discutiram projetos nas áreas de petróleo, gás, mineração e energia elétrica. Segundo ela, a agenda energética deve se tornar “motor da relação bilateral” e ser “produtiva, eficaz, benéfica para ambos os países e complementar”.

A reunião marca a primeira visita de um alto funcionário de Washington após a operação militar de 3 de janeiro, durante a qual o ditador Nicolás Maduro foi capturado. Também ocorre no contexto da reabertura da missão diplomática americana em Caracas, fechada há sete anos após a ruptura das relações em 2019.

Além do encontro com Rodríguez, a agenda oficial de Wright nesta quarta incluiu reuniões com empresários e veículos de comunicação internacionais. Nesta quinta-feira (12), ele deve visitar as instalações das empresas Petroindependencia e Petropiar, operadas pela Chevron no estado de Anzoátegui.

Após a captura de Maduro, Trump pediu “acesso total” aos recursos petrolíferos venezuelanos. Wright afirmou que Washington controlará a venda do petróleo do país por período “indefinido”.

fonte

Verifique também

Presidente do TCU promete punição a agentes do BC que falharam no caso Master

O presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), ministro Vital do Rêgo, utilizou a …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *