quinta-feira , 12 fevereiro 2026
💵 DÓLAR: Carregando... | 💶 EURO: Carregando... | 💷 LIBRA: Carregando...

EUA escalam tensão com o Irã ao posicionar mísseis em estações móveis no Catar

Forças dos Estados Unidos instalaram mísseis Patriot em lançadores sobre caminhões na base militar de Al-Udeid, no Catar, a maior base americana no Oriente Médio, indicando uma nova escalada nas tensões com o regime do Irã.

Segundo informações da agência Reuters publicadas na terça-feira (10), William Goodhind, analista do grupo de pesquisa Contested Ground, disse que imagens de satélite do início de fevereiro mostraram mísseis Patriot posicionados em caminhões táticos de mobilidade expandida M983 (HEMTT, na sigla em inglês) em Al-Udeid, uma medida que agilizaria a mobilidade em caso de ataques ofensivos ou defensivos na região.

“Essa decisão proporciona aos Patriots muito mais mobilidade, o que significa que eles podem ser transferidos para um local alternativo ou reposicionados com maior rapidez”, disse Goodhind, que destacou o aumento de aeronaves e outros equipamentos militares na região em relação a janeiro.

A reportagem foi publicada no mesmo dia em que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que cogita enviar outro grupo de ataque de porta-aviões ao Oriente Médio – o grupo do USS Abraham Lincoln está no Oceano Índico desde o final de janeiro.

“Ou chegaremos a um acordo ou teremos que fazer algo muito duro como da última vez”, afirmou o presidente americano na terça-feira, em referência ao ataque que os Estados Unidos realizaram em junho do ano passado contra instalações nucleares do Irã.

Em 2018, Trump retirou os Estados Unidos do acordo nuclear que havia sido assinado em 2015 entre o Irã e seis potências, para que o programa nuclear iraniano se restringisse a fins pacíficos, e retomou sanções a Teerã.

Entretanto, desde que voltou à Casa Branca, em janeiro do ano passado, o republicano vem pressionando o Irã para que faça outro acordo.

Na última sexta-feira (6), representantes dos EUA e do Irã realizaram negociações em Omã e a expectativa é que a segunda rodada de conversas aconteça na próxima semana.

fonte

Verifique também

Musk diz que Epstein transformava vítimas em cúmplices para garantir o silêncio delas

O empresário Elon Musk, dono do X e CEO da Tesla e da SpaceX, disse …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *