quarta-feira , 11 fevereiro 2026
💵 DÓLAR: Carregando... | 💶 EURO: Carregando... | 💷 LIBRA: Carregando...

Novo aciona TSE contra Lula e escola de samba por propaganda eleitoral antecipada

O Partido Novo ingressou com uma representação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), nesta terça-feira (10), contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o Partido dos Trabalhadores e a escola de samba Acadêmicos de Niterói por propaganda eleitoral antecipada.

De acordo com a sigla, o samba-enredo da escola, “Do alto do mulungu surge a esperança: Lula, o operário do Brasil”, ultrapassa o limite de uma homenagem em ano eleitoral e favorece o atual presidente e o PT na disputa deste ano.

O partido também sustenta que há propaganda explícita, com o uso de elementos típicos de campanha eleitoral, como música que se assemelha a um jingle, a utilização do número de urna 13 e referências à disputa eleitoral de 2022.

Oportunidade com segurança!

No documento, o Novo solicita que o TSE aplique uma multa de R$ 9,65 milhões, valor equivalente ao custo estimado do desfile que “favorece” Lula. A sigla justifica sua atuação ressaltando que o presidente de honra da Acadêmicos de Niterói é Anderson Pipico (PT-RJ), vereador em Niterói.

O valor pedido difere do teto definido pelo TSE, que prevê multas de até R$ 25 mil em casos de propaganda eleitoral antecipada. Para justificar a elevação, o partido argumenta que a multa deveria ser equivalente ao custo estimado do desfile, alegando que o valor estipulado pelo tribunal é irrisório diante da projeção que o evento dará ao presidente Lula.

Além da multa, a ação pede a concessão de uma liminar para impedir a utilização do samba-enredo no desfile oficial, proibir o uso de imagens e sons do evento em eleições futuras e determinar a remoção de todo conteúdo já publicado que trate do tema em tom de “exaltação”.

fonte

Verifique também

Justiça italiana nega troca de juízes em julgamento de extradição de Carla Zambelli

Recurso por suposta falta de imparcialidade é rejeitado, e ex-deputada, presa em Roma desde 2025, …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *