terça-feira , 10 fevereiro 2026
💵 DÓLAR: Carregando... | 💶 EURO: Carregando... | 💷 LIBRA: Carregando...

Justiça italiana nega troca de juízes em julgamento de extradição de Carla Zambelli

Recurso por suposta falta de imparcialidade é rejeitado, e ex-deputada, presa em Roma desde 2025, volta a ser julgada por extradição ao Brasil, onde já foi condenada em dois processos

A Justiça da Itália negou o recurso apresentado pela defesa da ex-deputada federal Carla Zambelli que pedia a troca do colegiado responsável por julgar seu caso, sob a alegação de falta de imparcialidade. Os advogados da ex-parlamentar no país europeu afirmaram que irão recorrer da decisão.

Com a negativa, proferida nesta terça-feira (10), o julgamento que decidirá sobre a extradição de Zambelli ao Brasil será retomado na manhã de quarta-feira (11). Caso a substituição de juízes tivesse sido aceita, o processo voltaria, na prática, à estaca zero.

Zambelli está presa em Roma desde 29 de julho de 2025. A ex-deputada fugiu para a Itália após ser condenada a dez anos de prisão pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no julgamento sobre a invasão ao sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em conluio com Walter Delgatti Neto.

Oportunidade com segurança!

Ela já acumula outra condenação no Brasil, de cinco anos e três meses de prisão, pelos crimes de porte ilegal de arma de fogo e constrangimento ilegal durante as eleições de 2022. Na ocasião, a então parlamentar empunhou uma pistola enquanto perseguia um homem negro no dia da votação, sob a alegação de que teria sido agredida por ele — versão que não foi comprovada.

fonte

Verifique também

Lula terá de entrar em agenda fiscal em 2027 se for reeleito neste ano, diz Motta

Reuters) – O presidente ‍da Câmara dos ⁠Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), avaliou nesta ‍terça-feira que …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *