domingo , 8 fevereiro 2026
💵 DÓLAR: Carregando... | 💶 EURO: Carregando... | 💷 LIBRA: Carregando...

Defesa diz que laudo da PF não define se Bolsonaro pode seguir preso na Papudinha

A defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro contestou a interpretação de que o laudo médico elaborado pela Polícia Federal autorize, de forma conclusiva, a manutenção do ex-mandatário no local onde cumpre pena no Distrito Federal.

Segundo os advogados, o documento não afirma expressamente que o atual regime de custódia seja compatível com o quadro clínico apresentado.

O relatório médico foi encaminhado nesta sexta-feira ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, e tornou-se público por decisão do próprio magistrado. A perícia foi determinada no âmbito do pedido da defesa para conversão da pena em regime domiciliar, sob argumento humanitário.

Oportunidade com segurança!

No laudo, os médicos da PF apontam que Bolsonaro apresenta doenças crônicas, como hipertensão arterial, apneia do sono, obesidade clínica, aterosclerose e doença do refluxo, mas avaliam que o quadro está sob controle. O documento afirma que não há indicação de internação hospitalar imediata, desde que sejam mantidos cuidados médicos contínuos.

Os peritos sugerem uma série de medidas para acompanhamento do ex-presidente, incluindo ajustes terapêuticos, avaliação nutricional, prática regular de atividade física e fisioterapia. Também indicam adaptações no espaço físico, como instalação de barras de apoio, campainha de emergência e sistemas de monitoramento em tempo real.

Em nota, a defesa sustenta que o parecer “se limita a afastar a necessidade de hospitalização imediata” e não resolve a discussão central sobre a adequação do ambiente carcerário às exigências clínicas descritas. Os advogados destacam ainda que a análise médica não está encerrada, pois falta a manifestação do profissional indicado como assistente técnico pela defesa.

Continua depois da publicidade

O ministro Alexandre de Moraes abriu prazo de cinco dias para que os advogados de Bolsonaro e a Procuradoria-Geral da República se manifestem antes de qualquer decisão.

Bolsonaro foi condenado a 27 anos e três meses de prisão por crimes relacionados à tentativa de golpe de Estado e cumpre pena no 19º Batalhão da Polícia Militar do DF, área interna do Complexo da Papuda, conhecido como “Papudinha”.

fonte

Verifique também

Projeto quer libera spray de pimenta para mulheres a partir de 16 anos em todo o país

A Câmara dos Deputados começou a analisar um projeto de lei que autoriza a compra, …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *