sábado , 7 fevereiro 2026
💵 DÓLAR: Carregando... | 💶 EURO: Carregando... | 💷 LIBRA: Carregando...

Lula diz ser grato pela “parceria exitosa” do Brasil com a China

7 Fev (Reuters) – O presidente Luiz Inácio ‍Lula da Silva disse neste ⁠sábado que existe uma ‘briga escondida’ internacional com a ‍China em relação aos minerais críticos e aproveitou para saudar a ‘parceria exitosa’ do Brasil com o país ‌asiático.

‘E agora, embaixador, toda conversa, toda reunião é para evitar que os países vendam terras raras e minerais críticos para a China. É uma briga meio escondida, mas tudo é contra a China’, disse Lula dirigindo-se ‌ao embaixador chinês no Brasil, Zhu Qingqiao, que ‌estava presente no evento de comemoração dos 46 anos do PT, em Salvador.

Na sequência, Lula emendou: ‘Eu quero dizer que sou muito grato à parceria que o Brasil tem com a China. Sou muito ‌grato, porque é uma parceria exitosa, respeitosa’.

Oportunidade com segurança!

A Bahia é um exemplo da parceria a que Lula ​se referia, com a fábrica da montadora chinesa BYD em Camaçari. Nesta semana, a Reuters informou que a montadora pretende incluir 50% de conteúdo local nos carros fabricados na fábrica da Bahia até o final deste ano.

Na quarta-feira, o vice-presidente dos EUA, JD Vance, revelou planos para reunir aliados em um bloco comercial preferencial para minerais críticos, propondo preços mínimos ​coordenados, à medida ⁠que Washington ⁠intensifica os esforços para diminuir o controle da China sobre materiais essenciais ‌para a manufatura avançada.

O Brasil esteve presente na reunião, mas uma fonte do governo explicou que uma decisão sobre sua participação no bloco não ‍seria tomada de forma célere.

Continua depois da publicidade

Em Salvador, Lula voltou a afirmar que os problemas da Venezuela ​precisam ser ‌resolvidos pelo povo venezuelano e não pelos Estados Unidos ou pelo presidente ‍norte-americano, Donald Trump.

O presidente aproveitou também para expressar solidariedade ao povo cubano, ‘que é vítima de um massacre e especulação dos Estados Unidos’. E fez um apelo para que o PT encontre uma maneira de ajudar.

(Por Alexandre Caverni)

fonte

Verifique também

Resolução aprovada pelo PT cita implementação da tarifa zero e do fim da escala 6×1

Além de defender a redução da meta de inflação de 3%, a resolução do Diretório …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *