quinta-feira , 5 fevereiro 2026
💵 DÓLAR: Carregando... | 💶 EURO: Carregando... | 💷 LIBRA: Carregando...

Oposição liderada por Capriles na Venezuela aceita convite para “dialogar” com nova ditadora

Uma ala da oposição da Venezuela liderada pelo deputado Henrique Capriles confirmou nesta quarta-feira (4) que participará de um processo de “diálogo” convocado pelo regime chavista, sob liderança interina de Delcy Rodríguez. A iniciativa foi apresentada nos últimos dias pelo Palácio de Miraflores, que está sob mira constante dos EUA.

Segundo comunicado divulgado nas redes sociais pelo deputado Stalin González, líder da bancada parlamentar opositora Libertad, a decisão foi tomada apesar das críticas do grupo em relação ao ambiente político atual.

“Decidimos comparecer com responsabilidade. Participar deste espaço não é um gesto qualquer, muito menos confortável, mas chegamos a este momento com uma Venezuela profundamente ferida”, afirmou o parlamentar.

O bloco opositor sustenta que a resolução dos conflitos nacionais deve ocorrer por meios pacíficos e argumenta que experiências anteriores indicariam que a Venezuela só consegue avançar por meio de acordos amplos e compromissos políticos. O documento ressalta, porém, que qualquer negociação só teria legitimidade se resultar em mudanças efetivas.

Ainda segundo o grupo político, a reconstrução da convivência democrática exigiria o fim de práticas associadas à perseguição política e à existência de presos por motivação política. Nesse contexto, a ala oposicionista afirma que uma eventual lei de anistia poderia representar um primeiro passo em direção à reconciliação nacional.

Na semana passada, Delcy Rodríguez anunciou a elaboração de um projeto de lei de anistia voltado à libertação de presos políticos detidos desde 1999, período que abrange os regimes de Hugo Chávez e Nicolás Maduro.

fonte

Verifique também

Defesa de Filipe Martins recorre contra prisão com prova registrada em cartório

A defesa do ex-assessor para Assuntos Internacionais da Presidência da República Filipe Martins protocolou, nesta …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *