terça-feira , 3 fevereiro 2026
💵 DÓLAR: Carregando... | 💶 EURO: Carregando... | 💷 LIBRA: Carregando...

Confira o nome dos 289 selecionados para Curso de Educação Patrimonial

DO REPÓRTERMT

A Comissão de Seleção do curso “Educação Patrimonial: Conhecer para Preservar” publicou, no último dia 31, a homologação final dos candidatos selecionados para as modalidades presencial e a distância (EaD). Confira aqui seu nome.

O processo seletivo da 6ª edição do curso gratuito entra agora na última fase antes do início das aulas, marcado para o próximo dia 6 de fevereiro. Até lá, os candidatos com inscrição homologada por meio do edital nº 01/2026 devem confirmar a participação, seja na modalidade presencial com ajuda de custo, presencial sem bolsa ou EaD.

Os candidatos selecionados estão recebendo por e-mail a convocação para as aulas até esta segunda-feira (3). A lista completa pode ser acessada por meio do link disponibilizado pela organização do curso.

A procura superou as expectativas da coordenação pedagógica, que decidiu ampliar o número de vagas da modalidade EaD de 120 para 250, com o objetivo de atender todos os candidatos habilitados. As modalidades presenciais, com e sem bolsa, mantiveram as 40 vagas previstas em edital.

As aulas terão início no dia 6 de fevereiro e serão ministradas de forma híbrida, com atividades presenciais e online. A aula inaugural será realizada no Cine Teatro Cuiabá, no centro histórico da capital mato-grossense.

O curso será certificado pela Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) e, além de formar profissionais para uma área com carência de especialistas no estado, poderá ser utilizado para progressão funcional de servidores públicos, por meio de titulação.

Com carga horária total de 180 horas, o curso é dividido em seis módulos e inclui aulas teóricas e práticas, além de visitas técnicas a espaços culturais de Cuiabá e da região metropolitana. Também está prevista uma saída de campo para mapeamento e reconhecimento de patrimônios culturais locais. Entre os temas abordados estão educação patrimonial, museologia, turismo, sustentabilidade, meio ambiente, memória social, políticas públicas de cultura, diversidade cultural e patrimônio histórico.

Segundo a diretora executiva da Ação Cultural e integrante do corpo docente do curso, Viviene Lozi, a proposta é formar multiplicadores para atuar na promoção e valorização dos bens culturais. Ela destaca que o grande número de inscritos motivou a ampliação das vagas e do período de inscrições. Ao todo, quase 300 pessoas demonstraram interesse. Ainda de acordo com Viviene, o curso reúne participantes de diversos estados brasileiros e também de países vizinhos, como Bolívia e Equador, e permitirá apresentar, na prática, as riquezas culturais de Mato Grosso.

As informações atualizadas sobre o curso podem ser consultadas no endereço eletrônico disponibilizado pela organização.

 

 

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão


fonte

Verifique também

Pivetta escala Mauro Carvalho para coordenar campanha ao Governo de Mato Grosso

Karine Arruda/RepórterMT O vice-governador de Mato Grosso, Otaviano Pivetta Karine Arruda/RepórterMT O vice-governador de Mato …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *