terça-feira , 3 fevereiro 2026
💵 DÓLAR: Carregando... | 💶 EURO: Carregando... | 💷 LIBRA: Carregando...

Cuiabá ganha primeiro centro público de apoio para crianças autistas e neurodivergentes

DO REPÓRTERMT

A Prefeitura de Cuiabá inaugurou na tarde de hoje (2) o Centro Amar, o primeiro espaço público municipal dedicado exclusivamente ao suporte pedagógico especializado para crianças autistas e neurodivergentes. (Veja fotos no final da matéria).

Vinculada à Secretaria Municipal de Educação, a unidade foi projetada para realizar avaliações multidisciplinares e oferecer acompanhamento individualizado aos cerca de 2 mil estudantes atípicos já matriculados na rede pública de ensino da Capital.

O espaço, localizado no bairro Santa Cruz II, conta com uma estrutura completa que inclui salas de psicomotricidade, atendimento psicológico, fonoaudiologia, psicopedagogia e um ambiente neurossensorial, além de uma área externa para atividades de desenvolvimento.

O objetivo é que o local funcione como um suporte direto à educação especial, garantindo que o aprendizado em sala de aula seja adequado às necessidades de cada criança.

Durante a inauguração, o prefeito Abilio Brunini (PL) ressaltou que o objetivo é descentralizar o atendimento para que o serviço chegue a todos os bairros.

Muitas crianças precisam de um suporte maior para se desenvolver e acompanhar o aprendizado em sala de aula. O Centro Amar é um espaço de acolhimento e desenvolvimento para essas crianças da rede municipal. A nossa visão é clara: assim como posto de saúde e escola, cada região da cidade precisa ter o seu Centro Amar”, afirmou o prefeito.

A primeira-dama Samantha Iris, que acompanhou a implantação do projeto, destacou o impacto do serviço para as famílias cuiabanas.

Este é um centro de avaliação e acompanhamento pedagógico que vai fazer diferença real na vida de muitas pessoas. Ele foi pensado para atender nossas crianças e suas famílias, e este é só o primeiro. No que depender de mim, Cuiabá vai ter unidades em todas as regiões”, declarou.

Além da entrega desta unidade, a gestão anunciou a intenção de implantar outros quatro centros semelhantes até o fim deste ano, contemplando os polos Leste, Oeste, Norte e Sul.

Paralelo a isso, o município avança no projeto da Casa do Autista, que contará com um investimento de R$ 6 milhões em parceria com o Governo do Estado para oferecer um atendimento multidisciplinar ainda mais amplo, integrando as áreas de educação e saúde.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão


fonte

Verifique também

Viver é mais que sonhar  

Reprodução Wilson Carlos Fuáh – É Especialista em Recursos Humanos e pesquisador das Relações Sociais …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *