KARINE ARRUDA
DO REPÓRTERMT
O Conselho Regional de Odontologia de Mato Grosso (CRO-MT) anunciou, por meio de nota publicada hoje (1º) nas redes sociais, que suspendeu cautelarmente, por 30 dias, o exercício profissional do cirurgião-dentista Pedro Gonçalves de Souza Junior, mais conhecido como Pedro Junior. O órgão também vai abrir um processo ético-disciplinar para apurar as denúncias feitas contra o profissional, que apontam que ele tem desmerecido outras profissões da área da saúde, principalmente nutricionistas e educadores físicos.
“O CRO vem a público manifestar repúdio pelas condutas reiteradamente adotadas pelo cirurgião dentista Pedro Gonçalves de Souza Junior – CRO-MT nº 8177, consistentes em provocações, incitações e manifestações de cunho difamatório dirigidas a outras categorias profissionais da saúde”, diz trecho da nota.
“Já foram adotadas medidas administrativas preventivas, com a instauração do competente Processo Ético-Disciplinar, bem como a aplicação, em caráter cautelar, da suspensão do exercício profissional pelo prazo de 30 dias”, acrescenta outra parte do documento.
Reprodução/Instagram

A medida atende à Resolução 237/2021 do Conselho Federal de Odontologia (CFO) e, segundo o CRO-MT, é necessária para resguardar a sociedade, a dignidade da profissão odontológica e a regular apuração dos fatos.
“Tais práticas extrapolam de forma manifesta os limites do debate ético, técnico e científico, afrontam os princípios que regem o exercício profissional, comprometem a necessária harmonia interprofissional e induzem a sociedade à desinformação, atingindo diretamente a dignidade e o respeito mútuo que devem nortear as profissões regulamentadas da área da saúde”, aponta o Conselho.
O caso ganhou repercussão após nutricionistas e educadores físicos denunciarem o dentista por exercício ilegal da profissão. Segundo os denunciantes, Pedro Junior tem usado seu programa “Doclife” para oferecer orientações nutricionais e de emagrecimento sem possuir formação na área.
Além disso, nas redes sociais, o dentista aparece com frequência fazendo publicações consideradas ofensivas a profissionais da saúde e desmerecendo o Conselho Regional de Nutrição da 1ª Região (CRN-1), que abrange os estados de Mato Grosso, Goiás, Tocantins e o Distrito Federal.
“Eu não estou atacando os gordos não, mas ser gordo é uma escolha e um profissional da saúde gordo falar para o outro que ele pode ser gordo é um incompetente, incoerente e antiético”, disse o dentista em publicação feita neste domingo.
Diante dos fatos, o CRN-1 emitiu nota reforçando que Pedro Junior não é habilitado e não possui inscrição no conselho, de modo que sua forma de agir tem colocado em risco a sociedade e o bem-estar da população. A entidade destacou ainda que, ao praticar o exercício ilegal da profissão, o dentista incorre em contravenção penal.
“Aquele que não possui a formação em nutrição não detém o conhecimento para exercer a profissão e não está habilitado para oferecer serviço de nutrição, como prestar consultoria nutricional”, diz a nota, também publicada nas redes sociais.
Reprodução/Instagram

As presidentes do Conselho Regional de Odontologia de Mato Grosso (CRO-MT), doutora Wânia Dantas, e do Conselho Regional de Nutrição da 1ª Região – Delegacia Mato Grosso (CRN-1 MT), Carolina Pina, informaram que estão buscando medidas administrativas para recompor a ordem e o respeito entre as profissões, fortalecer a parceria e manter o diálogo respeitoso entre as categorias em benefício da população.
“A Odontologia, enquanto ciência da saúde e profissão comprometida com o bem-estar da população, mantém absoluto respeito por todas as demais categorias profissionais, especialmente aquelas que, de forma ética e responsável, atuam na promoção, proteção e recuperação da saúde da coletividade”, finalizou a nota do CRO-MT.
Veja as notas emitidas pelos conselhos:
MT City News MT City News é o seu portal de notícias do Mato Grosso, trazendo informações atualizadas sobre política, economia, agronegócio, cultura e tudo o que acontece no estado. Com uma abordagem dinâmica e imparcial, buscamos levar a você as notícias mais relevantes com credibilidade e agilidade.
