SONIA VILAS
DO METRÓPOLES
Segundo uma pesquisa realizada pela Water Filter Guru, a garrafinha térmica que você usa diariamente pode estar mais cheia de bactérias do que um vaso sanitário. Em vídeo que viralizou nas redes sociais, o médico Renato Botelho faz um alerta direto: a maioria das pessoas higieniza o objeto do jeito errado, criando um ambiente perfeito para a proliferação de bactérias e fungos.
Segundo o profissional, apenas enxaguar com água e sabão não é suficiente. Isso porque o interior da garrafa pode acumular microrganismos invisíveis, mesmo quando não há cheiro forte ou sujeira aparente. Neste caso, a parede interna da garrafinha cria um biofilme, camada invisível onde microrganismos se fixam e só saem com atrito.
Ainda de acordo com o médico, o problema está na combinação de fatores comuns do uso diário: umidade constante, resíduos de saliva e falta de escovação interna, além de tampas e vedantes mal higienizados.
“Ambiente úmido e fechado é cenário ideal para fungos e bactérias”, explicou o médico no vídeo.
Por isso, é essencial saber como higienizar a garrafinha térmica corretamente. Abaixo, confira o passo a passo simples e eficaz do médico Renato Botelho:
Limpeza diária
– Use água e detergente neutro;
– Escove o interior da garrafa;
– Lave bem a tampa e o bocal.
Higienização profunda (1 a 2 vezes por semana)
– Utilize água sanitária;
– Deixe a solução agir de um dia para o outro;
– Enxágue bem antes de usar novamente.
Secagem correta
– Deixe a garrafa aberta após a lavagem;
– Evite guardar ainda úmida.
Hidratação é saúde, mas só se o recipiente também estiver limpo. Ter o hábito de higienização pode evitar problemas e preservar a qualidade da água consumida diariamente.
Veja vídeo:
MT City News MT City News é o seu portal de notícias do Mato Grosso, trazendo informações atualizadas sobre política, economia, agronegócio, cultura e tudo o que acontece no estado. Com uma abordagem dinâmica e imparcial, buscamos levar a você as notícias mais relevantes com credibilidade e agilidade.
