sexta-feira , 30 janeiro 2026
💵 DÓLAR: Carregando... | 💶 EURO: Carregando... | 💷 LIBRA: Carregando...

Investigação aponta contaminação por mercúrio e metais pesados no Rio Paranaíta

DO REPÓRTERMT

O Ministério Público de Mato Grosso (MPMT) instaurou uma investigação para apurar a contaminação das águas da bacia do Rio Paranaíta por metais pesados altamente tóxicos. Relatórios técnicos enviados pelo Ministério Público Federal (MPF) acenderam o alerta para a presença de mercúrio, níquel, cromo e cádmio, substâncias que representam grave risco à saúde humana e ao ecossistema local.

A suspeita principal é de que a degradação ambiental e a alta turbidez da água estejam diretamente ligadas a atividades de garimpo desenvolvidas em Alta Floresta e Paranaíta. O material recolhido aponta que peixes predadores da região estão com concentrações de cádmio superiores ao limite máximo tolerado pela Anvisa.

Risco à saúde

A promotora de Justiça Fernanda Alberton, responsável pelo caso, destacou que a situação é preocupante devido ao potencial carcinogênico (capaz de causar câncer) dos metais encontrados.

O objetivo é assegurar transparência à população quanto à qualidade da água e dos peixes“, afirmou.

Além do risco direto no consumo do pescado, os documentos indicam níveis elevados de nitrogênio, o que compromete a oxigenação da água e a sobrevivência de diversas espécies.

Pente-fino no garimpo Diante da gravidade dos dados, o Ministério Público determinou que a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) realize uma vistoria técnica urgente no Rio Paranaíta. O órgão ambiental também deverá apresentar informações atualizadas sobre todas as licenças ambientais de garimpos ativas na região.

O procedimento investigatório tem prazo inicial de 90 dias para a conclusão de novas coletas e análises laboratoriais. Caso a contaminação seja confirmada e os culpados identificados, os responsáveis poderão responder por crimes ambientais e danos à saúde pública.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão


fonte

Verifique também

Abilio deve tirar licença da Prefeitura para reforçar campanha de esposa à ALMT

Assessoria O prefeito Abilio Brunini e sua esposa, a vereadora Samantha Íris Assessoria O prefeito …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *