sexta-feira , 30 janeiro 2026
💵 DÓLAR: Carregando... | 💶 EURO: Carregando... | 💷 LIBRA: Carregando...

'Impacto dos juros foi maior que do tarifaço', diz Marinho sobre geração de empregos

O ministro do Trabalho, Luiz Marinho, afirmou nesta quinta-feira (29) que a alta da taxa básica de juros, a Selic, teve impacto mais negativo sobre a geração de empregos em 2025 do que o tarifaço imposto pelo presidente americano Donald Trump.

“O tarifaço impactou, claro, mas acho que o impacto dos juros foi maior que o do tarifaço. Do ponto de vista global da indústria, o efeito dos juros é mais danoso”, afirmou o ministro em coletiva de imprensa durante a divulgação dos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados.

Segundo Marinho, os efeitos da tarifa extra imposta por Donald Trump foi centrada em setores específicos da economia, principalmente o comércio. O ministro destacou que medidas adotadas por Lula na abertura de mercados e planos de apoio aos empresários ajudaram a conter parte do impacto sobre novas contratações nas áreas.

Oportunidade com segurança!

Segundo dados divulgados nesta quinta-feira (29), o Brasil abriu 1,28 milhão de vagas formais de trabalho em 2025. Os dados representam uma queda de 23% em relação ao ano anterior, quando o país registrou 1,67 milhão de empregos com carteira assinada.

Esse é o pior resultado para o ano desde a nova série histórica, iniciada em 2020, na pandemia. Naquele ano, o Brasil encerrou o período com 189.393 mil postos de trabalho encerrados.

Marinho comentou que já vinha alertando sobre o processo de desaceleração do crescimento econômico e que seus avisos se tornaram realidade. “Não se trata de desaquecimento da economia, felizmente. Não se trata de queda na economia, mas é no ritmo do crescimento”, criticou.

Continua depois da publicidade

Sobre 2026, Marinho destacou que é possível que a atuação do Banco Central comprometa uma boa parcela do ano “por responsabilidade exclusiva do monitoramento que o BC faz, e que faz de forma muito conservadora”.

fonte

Verifique também

Kassab diz que candidato do PSD para presidência será escolha ‘política’

O presidente nacional do PSD e secretário de Governo e Relações Institucionais de São Paulo, …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *