quinta-feira , 29 janeiro 2026
💵 DÓLAR: Carregando... | 💶 EURO: Carregando... | 💷 LIBRA: Carregando...

Você sabe salvar uma criança engasgada? Bombeira ensina passo a passo; veja vídeo

KARINE ARRUDA

DO REPÓRTERMT

Somente neste começo de janeiro, duas crianças morreram vítimas de engasgo em Mato Grosso. Os casos envolveram dois bebês de pouco mais de 1 ano de idade, um em Cuiabá e outro em Sorriso.

Infelizmente, situações como essas têm se tornado cada vez mais frequentes e acendem um alerta urgente: você sabe o que fazer ao ver alguém se engasgando?

Leia mais – Menino de 1 ano se engasga com pipoca e morre em Sorriso

Antes do desespero, da correria ou de tentar dar água e balançar o bebê, a criança ou até mesmo um adulto, é fundamental identificar se a vítima está realmente engasgada e não com dificuldade para respirar por outro motivo. Em entrevista exclusiva ao , a soldado bombeira militar e enfermeira Angela Meletti ensina os primeiros passos que podem salvar uma vida.

Veja no vídeo:

A primeira orientação é acionar imediatamente o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193. Assim, uma equipe será enviada ao local para prestar atendimento. No entanto, até a chegada dos socorristas, é essencial que quem estiver presente inicie as manobras de desengasgo.

Leia mais – Bebê de 1 ano e 9 meses morre em UPA de Cuiabá; Politec investiga queda ou engasgo

É fundamental seguir corretamente o passo a passo, pois qualquer procedimento inadequado pode agravar a situação e colocar a vida da vítima em risco. Caso as manobras já tenham sido realizadas e a vítima não apresente melhora, a recomendação é levá-la imediatamente a uma unidade do Corpo de Bombeiros ou a um serviço de emergência.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão


fonte

Verifique também

“Se ele sair, tenho certeza que vai me matar”, diz mulher espancada pelo marido na frente do filho de 2 anos

Reprodução O agressor foi autuado por lesão corporal qualificada pela violência doméstica, violência psicológica e …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *