quinta-feira , 29 janeiro 2026
💵 DÓLAR: Carregando... | 💶 EURO: Carregando... | 💷 LIBRA: Carregando...

Senador dos EUA cita Lula e Bolsonaro em audiência ao questionar Rubio sobre captura de Maduro

O senador americano Rand Paul, do Partido Republicano, citou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o antecessor Jair Bolsonaro (PL) ao questionar o secretário de Estado do seu país, Marco Rubio, sobre a operação em que o então ditador venezuelano Nicolás Maduro foi capturado por forças dos EUA no último dia 3.

Rubio participou de uma audiência no Senado americano, onde falou sobre as ações do governo Donald Trump em relação à Venezuela.

Paul, apesar de ser do partido do presidente, se uniu a parlamentares democratas nas críticas à operação na Venezuela, alegando que o Executivo americano precisa de aprovação do Congresso para declarar guerra a outro país. A gestão Trump alega que a ação na Venezuela foi pontual e não o início de um conflito.

“Penso que estamos violando tanto o espírito quanto a lei da Constituição ao bombardear uma capital, bloquear o país e destituir autoridades eleitas. E certamente não toleraríamos isso, nem eu, se alguém fizesse isso conosco”, afirmou Paul.

Rubio respondeu, citando as acusações a que Maduro responde na Justiça federal dos EUA (de narcoterrorismo, conspiração para importação de cocaína, posse de metralhadoras e dispositivos explosivos e conspiração para posse de metralhadoras e dispositivos explosivos) e lembrando que o ex-ditador fraudou a eleição presidencial de 2024 para continuar no poder.

“Não removemos uma autoridade eleita. Removemos alguém que não foi eleito e que, na verdade, era um traficante de drogas indiciado nos Estados Unidos”, disse o secretário de Estado.

Paul interrompeu, dizendo que Maduro foi indiciado “sob as leis” dos Estados Unidos. Neste momento, ele citou Lula e Bolsonaro.

“Veja bem, Bolsonaro diz que [Lula] da Silva não é o verdadeiro presidente do Brasil. Nosso presidente disse que [Joe] Biden não era o verdadeiro presidente. Hillary Clinton disse em 2016 que Trump não era o presidente”, disse o senador republicano.

“Então, você tem esses argumentos, e eu concordo com você, provavelmente foi, e muito provavelmente foi, certamente foi, uma eleição ruim [na Venezuela]. Ele [Maduro] não foi realmente eleito. Mas, ao mesmo tempo, se essa é a nossa premissa, [se] você não precisa vir até nós [ao Senado] porque é uma operação contra as drogas [que ocorreu na Venezuela], [porque] estamos apenas removendo alguém, você pode ver aonde isso leva. E leva ao caos”, afirmou Paul.

“E é por isso que temos regras como a Constituição, para não chegarmos ao ponto em que os presidentes podem fazer o que quiserem”, acrescentou. Rubio não respondeu a este comentário e a audiência continuou com questionamentos de outros senadores.

fonte

Verifique também

Irã ameaça atacar Israel se EUA intervirem militarmente no país

O regime islâmico do Irã ameaçou nesta quarta-feira (28) atacar Israel, alvos ligados aos Estados …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *