quarta-feira , 28 janeiro 2026
💵 DÓLAR: Carregando... | 💶 EURO: Carregando... | 💷 LIBRA: Carregando...

Lula deve enviar indicação de Messias ao Senado assim que Congresso voltar do recesso

A ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, disse que o governo Lula vai enviar em fevereiro, na retomada dos trabalhos no Congresso, a mensagem presidencial sobre a indicação do advogado-geral da União, Jorge Messias, à vaga aberta de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF).

O governo adiou o envio no ano passado diante das resistências do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), que preferia o senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG) para a vaga.

Gleisi também disse a jornalistas acreditar que o Senado vai pautar a sabatina de Messias brevemente, mas não deu detalhes da negociação entre Lula e Alcolumbre. É esperado que haja um novo encontro entre os dois para acertar o trâmite.

Oportunidade com segurança!

Lula anunciou publicamente em 20 de novembro de 2025 a indicação de Messias ao posto de ministro do STF aberto com a aposentadoria antecipada de Luís Roberto Barroso, mas não enviou a mensagem presidencial ao Congresso para ganhar mais tempo para que o indicado fizesse sua articulação no Senado, que deverá sabatiná-lo e deliberar se aprova ou não a nomeação.

À época, a avaliação no Planalto era de que o nome de Messias esbarrava na resistência de senadores do Centrão e de Alcolumbre.

A escolha consolida a opção por nomes de estrita confiança para a Corte, a exemplo de Cristiano Zanin e Flávio Dino, os outros nomes indicados por Lula neste terceiro mandato. Com Messias, o presidente também faz um gesto aos evangélicos, segmento no qual enfrenta mais rejeição, segundo pesquisas.

Continua depois da publicidade

fonte

Verifique também

Lula encontra presidente eleito do Chile para aprofundamento das relações bilaterais

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva reuniu-se na noite de nesta terça-feira (27), por …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *