terça-feira , 26 agosto 2025
💵 DÓLAR: Carregando... | 💶 EURO: Carregando... | 💷 LIBRA: Carregando...

EUA confirmam uso de voos espiões no México para monitorar cartéis de drogas

O chefe do Comando Norte dos Estados Unidos, general Gregory Guillot, confirmou nesta quinta-feira (13) que o Pentágono usa vigilância aérea para monitorar cartéis de drogas no México.

Ao ser questionado em uma audiência no Senado, o comandante explicou que os cartéis mexicanos são monitorados “por meio de reconhecimento aéreo para obter mais informações sobre eles e descobrir como combater suas ações”.

Guillot respondeu também ao senador republicano pela Flórida Rick Scott que o Exército dobrou suas forças na fronteira com o México em uma semana em apoio ao Departamento de Segurança Nacional (DHS, na sigla em inglês).

Scott levantou a possibilidade de levar um “grupo de ataque de porta-aviões para o Golfo da América” ​​(Golfo do México), mas o general descartou isso por enquanto.

Ele admitiu, no entanto, que o Pentágono precisará de “uma presença marítima significativamente maior em cooperação com a Guarda Costeira”.

A presidente mexicana, Claudia Sheinbaum, disse hoje que não está “alarmada” com possíveis voos espiões realizados pelos Estados Unidos perto do México, embora tenha dito que pedirá uma explicação a esse respeito.

“Faz parte do diálogo, da coordenação que estamos fazendo. Não estamos alarmados, digamos, eles estão voando sobre seu território e o que estamos pedindo é coordenação e cooperação”, disse a mandatária.

De acordo com o jornal The New York Times, o Departamento de Estado dos EUA está planejando incluir em breve em sua lista de grupos terroristas o Cartel de Sinaloa, o Cartel de Jalisco Nueva Generación, o Cartel del Noreste, a Família Michoacana e os Carteles Unidos, todos sediados no México.

Essa medida serviria para cumprir a ordem executiva assinada pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para declarar os cartéis de drogas como organizações terroristas.

fonte

Verifique também

Trump assina ordem executiva para que pessoas que queimam bandeira dos EUA sejam processadas

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou nesta segunda-feira (25) uma ordem executiva para …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *