terça-feira , 20 janeiro 2026
💵 DÓLAR: Carregando... | 💶 EURO: Carregando... | 💷 LIBRA: Carregando...

Governo discute ampliar poderes do BC para fiscalizar fundos de investimento

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), declarou nesta segunda-feira (19) que o governo estuda ampliar o escopo do Banco Central para que a instituição fiscalize também fundos de investimento. Atualmente, a tarefa cabe à Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

Segundo o ministro, em entrevista ao UOL News, a proposta vem sendo discutida pelo atual presidente do BC, Gabriel Galípolo, no âmbito do Executivo. A ampliação do chamado “perímetro regulatório” ganhou força após o escândalo financeiro do Banco Master.

VEJA TAMBÉM:

“O Banco Central precisa passar a fiscalizar estes fundos”, afirmou o ministro. Haddad disse ainda que a proposta envolve órgãos do Ministério da Fazenda, a Advocacia-Geral da União (AGU) e o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, além do próprio BC.

Haddad declarou que a fraude financeira do Banco Master foi um “problema herdado” por Galípolo da gestão anterior e elogiou o atual presidente: “O Galípolo teve de descascar um abacaxi enorme, mas resolveu com competência”.

Banco Master está no centro de uma investigação da Polícia Federal que apura suspeitas de venda de carteiras de crédito fraudulentas ao Banco de Brasília (BRB) que podem chegar a R$ 12 bilhões, o que culminou na decretação da liquidação pelo BC.

fonte

Verifique também

FMI prevê desaceleração da economia brasileira em 2026

O Fundo Monetário Internacional (FMI) reduziu a projeção de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *