segunda-feira , 19 janeiro 2026
💵 DÓLAR: Carregando... | 💶 EURO: Carregando... | 💷 LIBRA: Carregando...

Boulos critica cobrança de apps de transporte e vê “agiotagem” contra motoristas

O ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Guilherme Boulos (PSOL), classificou o valor cobrado aos motoristas por aplicativos de transporte como uma “taxa de agiotagem”. A declaração foi dada em entrevista à CNN nesta segunda-feira (19).

“Você vai pegar a comissão de um vendedor de veículo, é de 5%; você pega comissão de um advogado, é de 10% a 20% do processo, isso por lei. E a da Uber, que só administra o aplicativo, é de 40% a 50%, sem assumir nenhum risco, sem ter nenhum investimento. Isso não é taxa de retenção, é taxa de agiotagem”, afirmou o ministro.

A fala ocorreu enquanto Boulos comentava um projeto em tramitação no Congresso que busca tornar esse cálculo mais justo para os trabalhadores de aplicativos, incluindo também serviços de entrega como iFood e 99. Segundo o ministro, o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), dará prioridade ao tema neste ano.

Continua depois da publicidade

Em entrevista neste mês de janeiro ao programa “Bom dia, Ministro”, da EBC, o ministro do Trabalho, Luiz Marinho, afirmou que o Congresso já tem condições de aprovar uma regulamentação do trabalho por aplicativo ainda no primeiro semestre de 2026.

fonte

Verifique também

Pai de Motta entra na ‘disputa de fotos com Lula’ para concorrer ao Senado

O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), vai enfrentar percalços para alcançar a meta de …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *