O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse à Reuters na quarta-feira que a Ucrânia — e não a Rússia — está impedindo um possível acordo de paz, uma retórica que contrasta com a dos aliados europeus, que sempre argumentaram que Moscou tem pouco interesse em acabar com a guerra na Ucrânia.
Em uma entrevista exclusiva no Salão Oval da Casa Branca na quarta-feira, Trump disse que o presidente da Rússia, Vladimir Putin, está pronto para encerrar sua invasão de quase quatro anos na Ucrânia. Zelenski, disse o presidente dos EUA, foi mais reticente.
“Acho que ele está pronto para fazer um acordo”, disse Trump sobre o presidente russo. “Acho que a Ucrânia está menos disposta a fazer um acordo.”
Perguntado por que as negociações lideradas pelos EUA ainda não haviam resolvido o maior conflito terrestre da Europa desde a Segunda Guerra Mundial, Trump respondeu: “Zelenski”.
Os comentários de Trump sugeriram uma frustração renovada com o líder ucraniano. Os dois presidentes têm um relacionamento volátil há muito tempo, embora suas interações pareçam ter melhorado durante o primeiro ano de Trump no cargo.
Às vezes, Trump tem se mostrado mais disposto a aceitar as garantias de Putin pelo valor de face do que os líderes de alguns aliados dos EUA, frustrando Kiev, as capitais europeias e os parlamentares dos EUA, inclusive alguns republicanos.
Continua depois da publicidade
Em dezembro, a Reuters informou que os relatórios de inteligência dos EUA continuavam a alertar que Putin não havia abandonado seus objetivos de capturar toda a Ucrânia e recuperar partes da Europa que pertenciam ao antigo império soviético. A diretora da Inteligência Nacional, Tulsi Gabbard, contestou esse relatório na época.
Perguntado se ele se encontraria com Zelenski no Fórum Econômico Mundial em Davos, Suíça, na próxima semana, Trump disse que sim, mas deu a entender que não havia planos definidos.
“Eu me encontraria — se ele estiver lá”, disse Trump. “Eu vou estar lá.”
Perguntado por que acreditava que Zelenski estava retardando as negociações, Trump não entrou em detalhes, dizendo apenas: “Acho que ele está, sabe, tendo dificuldades para chegar lá”.
Zelenski descartou publicamente quaisquer concessões territoriais a Moscou, dizendo que Kiev não tem o direito, de acordo com a Constituição do país, de abrir mão de qualquer território.
MT City News MT City News é o seu portal de notícias do Mato Grosso, trazendo informações atualizadas sobre política, economia, agronegócio, cultura e tudo o que acontece no estado. Com uma abordagem dinâmica e imparcial, buscamos levar a você as notícias mais relevantes com credibilidade e agilidade.